JARAGUÁ DO SUL - SC, 27 DE JUNHO DE 2023.
INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110414)06-23
CONTEC E BB DEBATEM COMBATE AO ASSÉDIO MORAL.
A Mesa Permanente de Negociação CONTEC/BB esteve reunida em (23/06/23), a partir das 14 h, com Representantes da Empresa, para discutir sobre o tema Assédio Moral.
Os Representantes do Banco informaram que a Direção da Empresa não tolera nenhum nível de Assédio, e que está realizando diversas iniciativas para aprimorar processos, revisar competências e ações de apoio e acompanhamento, para garantir que os Gestores estejam capacitados para evitar esse tipo de conflito.
Os Representantes dos Empregados registraram que vêm requerendo o debate do tema desde novembro do ano passado e reiterado várias vezes, agradeceram a possibilidade de realização da presente reunião, que objetiva a busca de solução de problemas objeto de denúncias.
Destacaram que as denúncias de assédio moral recebidas decorrem de pressões para cumprimento de metas, havendo registro de gestores pressionando com ameaças, especialmente de descomissionamentos.
Enfatizaram que os funcionários reclamam de aumento desproporcional de metas, que o nível de preocupação é tão grande que muitos são levados a recorrer a medicamentos para autocontrole, diante da preocupação com os riscos de descomissionamento por não alcançarem as metas.
Registraram que a cobrança de metas tem sido feita de maneira constante e contumaz, com elevação desproporcional e sistemáticas, além de desrespeito, inclusive, dos horários de descanso, o que vem sendo apontado pelos funcionários com causa de adoecimento.
Alertaram que o conceito de assédio do TST é mais abrangente do que o previsto nas instruções do Banco.
Ponderaram pela necessidade de aperfeiçoamentos na formação gestores e avanço nas soluções de problemas apontado.
Argumentaram que há necessidade de resgate da credibilidade da GEPES e da Ouvidoria – canais internos de busca de solução de conflitos –, e que contam com direção do BB para encontrarmos solução equilibrada e humanizada para resolvermos os problemas decorrentes da cobrança exagerada de metas.
Os Representantes do BB receberam as demandas, e agradeceram as informações, esclarecendo que tudo passa pelo equilíbrio entre a gestão de pessoas e gestão de negócios. Disseram que o Banco trabalha por um perfil de um gestor mais humano.
Informaram que o pensamento da empresa está alinhado com as reivindicações dos funcionários, feitas pelo movimento sindical, e que apresentarão para a empresa as propostas de capacitação e aperfeiçoamento na formação, bem como no papel da GEPES e da Ouvidoria, além da revisão e adequação nos conceitos de assédio, resgatando o trabalho dos canais internos do banco.
Solicitaram também informações sobre gestores que possam ser referência no trabalho gerencial humanizado, com vistas à disseminação de bons exemplos.
Informaram que este tema é de grande importância, e que a cada novo encontro, irão buscar informações sobre os avanços obtidos através do trabalho conjunto do movimento sindical e da empresa.
Os representantes dos funcionários agradeceram o compromisso assumido pela empresa de estudo das medidas sugeridas para solução das questões apontadas, bem como da promessa de dar informações do que vier a ser implementado.
Participaram da reunião, Representando o Banco do Brasil, a Gerente Executiva, Dra. Núbia Soares de Melo Monteiro, acompanhada dos Gerentes Executivos Alexandre Pinto de Godoy e Thiago José Delosi, das Gerentes de soluções Sheyla Watrin Hesketh, Márcia, Michelle Stieler Stemberg, da Gerente de administração Leonor Medeiros de Oliveira e dos assessores Anderson Andrei da Silva, Atílio Luiz Savogin Benatto, Carlos Alberto Marques e Robson Fortunato.
Representaram a CONTEC o Coordenador da Comissão, Dr. Gilberto Antônio Vieira e diversos Dirigentes Sindicais.
FONTE: CONTEC.
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