Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 09 DE SETEMBRO DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110129)09-21

 BANCÁRIOS TERÃO REAJUSTE DE 10,97%.

Índice tem ganho real de 0,5% acima do INPC acumulado entre Setembro de 2020 a Agosto de 2021, que ficou em 10,42%. Os Bancários terão reajuste de 10,97% nos Salários, Vales Refeição e Alimentação e demais direitos econômicos estabelecidos pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Categoria, com ganho de real de 0,5% acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado entre Setembro de 2020 e Agosto de 2021, que ficou em 10,42%. 

SEEB JGS E REGIÃO SC: “Nossa CCT/ACT de 2 (Dois) anos, mesmo diante do cenário devastador da pandemia para o mundo e, mais ainda, para o Brasil, garante a todos os Bancários a reposição do INPC acumulado no período (1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) e aumento real de 0,5% para salários e demais verbas como vale-alimentação e vale-refeição, assim como para os valores fixos e tetos da PLR”, reforça o Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC, Sr. Odilon Fernandes.

Poucas Categorias ganharão Aumento Real, tendo algumas que não conseguirão nem o 100% do INPC,  no caso dos Trabalhadores de Bancos Públicos, talvez sejam os únicos entre as Empresas Públicas a conquistarem aumento acima da inflação”.

“O Acordo 2020/2022 é importante porque garantiu direitos, garantiu a Convenção Coletiva de Trabalho e, acima de tudo, num cenário de extrema turbulência, nos garantiu ter reajuste salarial e tranquilidade”, precisamos continuar unidos, valorizando o Movimento Sindical Bancário, ano que vem tem novas negociações Coletivas”.

Segundo dados do Ministério do Trabalho compilados pelo DIEESE, até julho de 2021, apenas 17,5% dos reajustes foram acima do INPC, 32,2% iguais ao INPC e 50,3% abaixo do INPC. Veja tabela a baixo!

CÁLCULO DO REAJUSTE DOS BANCÁRIOS: Em matéria no Site da Contraf - Cut, cita o economista Gustavo Cavarzan, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), alerta que algumas pessoas podem achar que existe erro na porcentagem de reajuste. “O cálculo não é feito com a simples soma de 10,42% mais 0,5%. Existe uma fórmula de cálculo composto para se calcular o ganho real”, explicou.

Para se chegar ao índice de reajuste deve-se somar 10,42%+1 e 0,5%+1 e multiplicar os resultados, depois se subtrair 1 e se multiplicar por 100 para se se chegar à porcentagem. A fórmula é a seguinte: (1+10,42%) x (1+0,5%) -1.

HISTÓRICO DE AUMENTO: A Categoria vem obtendo aumento real no decorrer da história. Desde 2004, o ganho real acumulado é de 21,94%. Considerando os pisos salariais o ganho real é ainda maior, chegando a 43,56% neste mesmo período. “Isso ocorre porque, em muitos anos, os pisos tiveram reajuste diferenciado, acima do reajuste geral dos salários”, explicou o economista do Dieese.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

265 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos