JARAGUÁ DO SUL - SC, 28 DE AGOSTO DE 2025.
INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110615)08-25
COE CONTEC ITAÚ COBRA SOLUÇÕES DO BANCO PARA FECHAMENTO DE AGÊNCIAS, DEMISSÕES, REESTRUTURAÇÃO E PLANO DE SAÚDE DOS APOSENTADOS.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC) e a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniram virtualmente nesta quarta-feira (28/08/25) com representantes do banco para tratar de temas que afetam diretamente os trabalhadores. A reunião foi conduzida pelo coordenador da COE, Eduardo Israel.
A COE também questionou o encerramento de agências que mantinham contratos de folha de pagamento com prefeituras que exigiam a manutenção de atendimento. O encerramento se deu sem a devida comunicação prévia com o poder público local, gerando descumprimento contratual. Relações Sindicais alega que existe uma área especifica que trata desse assunto, mas que irá apurar os casos com a devolutiva para a base sindical afetada.
O BANCO APRESENTOU OS SEGUINTES NÚMEROS ATUALIZADOS:
• 72 Agências encerradas na Base da CONTEC.
• 4 Agências encerradas na Base da FEEB-SC.
• 25 Agências em fase de encerramento no Brasil.
• 2 Agências em encerramento na Base da FEEB-SC.
AO TODO, 229 COLABORADORES FORAM IMPACTADOS:
• 85% realocados
• 11% não realocados
• 4% pediram demissão
Também foi discutida a plataforma Pró-Smart, que migra gerentes do segmento PJ do varejo para esse novo modelo de atendimento. A COE alerta para os riscos de sobrecarga, metas abusivas e impactos na sindicalização.
A COE questionou o banco sobre o prefixo de lotação dos funcionários vinculados aos modelos EMP e PRO SMART, e sobre o novo modelo de remuneração variável, que passa a ser semestral, com possibilidade de bonificação adicional (PLUSH) para quem se destacar.
Quanto ao prefixo de lotação para os funcionários migrados para o modelo PRO SMART, o banco garantiu que não haverá alteração da base sindical. Para as demais plataformas, o banco informou há um estudo para essa demanda.
PLANO DE SAÚDE DOS APOSENTADOS: Outro ponto central foi o plano de saúde dos aposentados. A COE destacou a importância de transparência sobre a composição dos valores e alertou para aumentos significativos após a aposentadoria.
A CONTEC e a COE acompanham esse tema que já foi objeto de conciliação no MPT e de audiências públicas. O Itaú justificou que, ao se desligar da empresa, o funcionário deixa de receber o benefício, o que eleva o custo do plano. Segundo o banco, a maioria dos envolvidos saiu por meio do PDV (Plano de Demissão Voluntária).
Também questionou o uso do Conecta e da geolocalização, pedindo garantias de que a ferramenta não seja usada para vigilância abusiva. O banco garantiu que não há rastreamento para o acesso do IU Conecta. No entanto, representantes de Relações Sindicais confirmaram que, nos casos em que a geolocalização indica locais incompatíveis com a jornada de trabalho remoto, como academias por exemplo, houve desligamentos por justa causa.
FONTE: CONTEC.
O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES.
27/11/2024
19/12/2024
11/12/2024
11/12/2024
12/12/2024
11/12/2024
12/12/2024
15/08/2025