JARAGUÁ DO SUL - SC, 11 DE JULHO DE 2025.
INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110596)07-25
a última quinta-feira (10), a Federação dos Bancários de Santa Catarina (FEEB-SC) realizou uma reunião extraordinária que teve como uma das pautas, temas relacionados ao Banco do Brasil, especialmente nas demandas específicas dos funcionários que ingressaram na instituição após a incorporação do extinto Banco do Estado de Santa Catarina (BESC).
O objetivo do encontro foi consolidar uma pauta de reivindicações que reflita os desafios enfrentados por esses trabalhadores ao longo dos últimos anos e fortalecer da criação de um grupo de trabalho bipartite para tratar o tema. Os principais pontos debatidos foram:
Reclamatórias Trabalhistas – Cassi: Foi apresentado um panorama atual das cobranças e ações judiciais existentes relacionadas ao custeio da Cassi. Houve esclarecimentos sobre período de cobrança, percentuais e dúvidas sobre as contribuições.
FUNCIONÁRIOS ORIUNDOS DO BESC:
• Isonomia de Direitos: Reforçada a necessidade de garantir igualdade de condições entre os funcionários egressos do BESC e os demais empregados do BB, especialmente em relação à remuneração, progressão na carreira e participação nos lucros (PLR).
• Reconhecimento do tempo de serviço: Reivindicado o cômputo do tempo trabalhado no BESC para efeitos de enquadramento na carreira do BB, abrangendo tanto os que aderiram ao regulamento do Banco do Brasil quanto os que mantiveram vínculo com o regulamento original do BESC.
• Saúde e Previdência: Solicitado que todos os funcionários tenham direito de adesão à Cassi e à Previ, com regras equivalentes às dos demais empregados do BB à época da incorporação. Também foi discutida a criação de mecanismos compensatórios para contribuições previdenciárias não realizadas. A adesão aos planos deve ser opcional. O Banco do Brasil comprometeu-se, na última campanha salarial, a apresentar proposta final até 31 de julho.
• Promoções e Jornada de Trabalho: Defendida a aplicação das regras de promoção por mérito e antiguidade do BESC, bem como a habitualidade para escriturários e caixas que cumpriam jornada de 8 horas.
• Gratificação de Caixa: Foram relatados casos em que, mesmo após solicitação de reavaliação ao banco, não houve incorporação da gratificação de função. O tema será novamente abordado na próxima reunião agendada com o banco, no final de julho.
• Gerente de Serviços: A principal questão levantada foi o acúmulo de funções, sobretudo em agências onde o gerente de serviços, além de cuidar da carteira de clientes e da operação administrativa, também precisa atuar no caixa — cenário que tem impactado diretamente a saúde dos trabalhadores.
“A luta pela isonomia é uma demanda histórica e legítima dos colegas egressos do BESC. A reunião de hoje foi um passo importante para consolidar propostas que serão levadas à mesa temática de negociações com o Banco do Brasil¨, falou durante a apresentação dos temas abordados, Luiz Francisco Cardoso, representante das mesas de negociação com o Banco do Brasil pela FEEB-SC.
¨ A Federação dos Bancários de Santa Catarina solicitou à Contec, a retomada das negociações com o Banco do Brasil. Precisamos lutar para garantir tratamento isonômico aos funcionários egressos do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) pelo Banco do Brasil, especialmente em relação ao plano de saúde, previdência privada e direitos adquiridos¨, ressaltou Armando Machado Filho, Presidente da FEEB-SC.
FONTE: FEEB SC.
O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES.
18/02/2025
07/11/2024
09/01/2025
29/11/2024
27/11/2024
19/12/2024
11/12/2024
12/12/2024