Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 
Notícias

JARAGUÁ DO SUL - SC, 11 DE JANEIRO DE 2025.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110559)01-25

REUNIÃO DA COE CONTEC/ITAÚ DISCUTE PLANO DE SAÚDE DOS APOSENTADOS.

A COE CONTEC/ITAÚ realizou, na tarde de quarta-feira (10/01/25), uma reunião para tratar das recentes mobilizações relacionadas ao Plano de Saúde dos Aposentados do Banco. O encontro foi conduzido pelo Coordenador Eduardo Israel e contou com a participação de Representantes de Sindicatos, Federações e Dirigentes da Contec, que debateram os desafios enfrentados pelos Aposentados em relação aos altos custos dos Planos de Saúde e as ações que estão sendo tomadas para buscar soluções.

O assunto foi objeto de denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que promoveu audiência de mediação e que restou em prazo para que as partes envolvidas apresentassem uma solução em Mesa de Negociação. 

Contexto e Preocupações LevantadasDurante a reunião, foram apresentados os principais problemas enfrentados pelos Aposentados que desejam permanecer nos Planos de Saúde Corporativos após a saída do Banco. Entre as principais preocupações destacadas pelos participantes estão: 

• Aumento expressivo do custo dos Planos de Saúde para Aposentados, que chegam a valores até Cinco Vezes Superiores aos pagos enquanto estavam na ativa.

• Falta de transparência nos custos assumidos pelo Banco e pelos Funcionários, dificultando a compreensão do valor real dos reajustes.

• Preocupação com o impacto financeiro para os Aposentados que participaram do PDV de 2019, especialmente após o término da participação do Banco no custeio.

Encaminhamentos Definidos - Após os debates, foram estabelecidos encaminhamentos para avançar na busca por soluções. Confira os principais:

1. Reunião com o Banco: A Coordenação da COE buscará agendar uma reunião com o Itaú para tratar especificamente da questão dos Planos de Saúde dos Aposentados. Essa reunião visa obter mais detalhes sobre as negociações em andamento e pressionar o Banco a apresentar uma proposta que contemple os Aposentados. 

2. Seminário sobre Planos de Saúde: Foi sugerido que a Contec organize um seminário para nivelar e aprimorar o conhecimento dos Dirigentes Sindicais sobre o funcionamento dos Planos de Saúde, regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e cálculos de reajustes. O objetivo é fortalecer a capacidade de negociação dos Representantes Sindicais.

3. Acompanhamento das negociações no MPT: Foi reforçada a importância de acompanhar as negociações que estão sendo mediadas pelo Ministério Público do Trabalho. 

4. Mobilização nas Redes Sociais e Atuação do Movimento Sindical:
Foi sugerido que as Federações e Sindicatos intensifiquem as mobilizações em defesa dos Aposentados, utilizando as Redes Sociais para chamar atenção para a causa. 

Conclusão: A reunião foi encerrada com um apelo à unidade do Movimento Sindical e à necessidade de fortalecer a defesa dos direitos dos Aposentados. Os Dirigentes reforçaram que o momento é de busca por soluções que garantam o acesso a Planos de Saúde com valores justos e com regras mais transparentes.

  

FONTE: COE CONTEC ITAÚ.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

498 Visualizações

Galeria de fotos

Mais Lidas »