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JARAGUÁ DO SUL - SC, 29 DE JULHO DE 2024.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110488)07-24

CAMPANHA SALARIAL DOS BANCÁRIOS 2024: MESA DE NEGOCIAÇÃO BB DEBATE CLÁUSULAS DE IGUALDADE E OPORTUNIDADE. 

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC, reuniu-se nesta sexta-feira (26/07/2024), a partir das 14:30 horas, com a Comissão de Negociação do Banco de Brasil S.A., para debater as cláusulas com foco principal na Igualdade e Oportunidade conforme segue, objetivando a celebração de Acordo Coletivo de Trabalho. 

1. INTERVALO INTRAJORNADA – JORNADA DE 8 HORAS: Em que a Contec reivindica a renovação da cláusula, que assegura o intervalo mínimo de 30 minutos para repouso e alimentação, dos funcionários que laboram 8 horas diárias, havendo o Banco concordado com a renovação, nos termos do acordo revisando. 

2. INTERVALO INTRAJORNADA – JORNADA DE 6 HORAS: Em que a Contec pediu a renovação da cláusula, que garante o repouso e alimentação de, no mínimo, 30 minutos, sendo 15 computados dentro da jornada normal e o excedente fora da jornada contratual. O BB concordou com a renovação, nos termos do ACT revisando. 

3. ADICIONAL DE TRABALHO NOTURNO: Onde a CONTEC pede o pagamento do adicional noturno de 50%, para os colegas que laboram das 19 às 5 horas do dia seguinte. considerando integralmente noturno o trabalho realizado entre 22h e 2h30. O BB ficou de avaliar e responder oportunamente. 

4. ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E DE PERICULOSIDADE: A Contec pede a renovação da cláusula, para o pagamento do adicional de insalubridade e de periculosidade, com o que concordou o BB, com ajuste de redação. 

5. INDENIZAÇÃO POR MORTE OU INVALIDEZ DECORRENTE DE ASSALTO: A Contec pediu a renovação da cláusula com atualização no valor da indenização para R$ 520.945,10 no caso de invalidez permanente ou morte, a favor do funcionário ou de seus dependentes legais, em consequência de assalto intentado, consumado ou não, contra o BANCO ou contra funcionário conduzindo valores a serviço do BANCO.

BB concorda com renovação, adotando reajuste que vier a ser definido para as cláusulas econômicas. 

6. PROCEDIMENTOS EM CASO DE ASSALTO, SEQUESTRO E EXPLOSÃO DE CAIXA ELETRONICOS: A Contec pede que o banco adote procedimentos como fechamento da agência, atendimento médico, psicológico e jurídico necessários, custeados pelo BANCO, preenchimento da CAT, garantia ao funcionário de permanência no cargo/função, opção de transferência da dependência.

O BB ficou de avaliar e responder posteriormente. 

7. CAIXA-EXECUTIVO – VANTAGEM EM CARÁTER PESSOAL PARA PORTADORES DE LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (VCP-DORT/LER): A Contec pede a renovação da cláusula, com o que concordou o BB, informando que procurará eliminar atividades repetitivas ou, na medida do possível, realizar rodízio dos funcionários que estejam trabalhando em atividades repetitivas. 

8. COMPLEMENTAÇÃO DE AUXÍLIO-DOENÇA PREVIDENCIÁRIO E AUXÍLIO-DOENÇA ACIDENTÁRIO: A Contec pede a complementação, havendo o BB concordado com a renovação, nos termos do ACT revisando, com ajustes de redação. 

9. MANUTENÇÃO DE COMISSÃO/FUNÇÃO POR AFASTAMENTO EM LICENÇA SAÚDE: A Contec pede que o Banco assegure a manutenção da função comissionada ou gratificada exercida, ao funcionário que se afastar por motivo de licença saúde, ficando certo que, quando de seu retorno ao trabalho, assumirá a função exercida, de forma efetiva, no dia anterior ao seu afastamento para tratamento de saúde. Banco registrou que pratica a manutenção da função ou gratificação, por 12 meses, como VCP, por ocasião do retorno do funcionário que tenha se afastado por licença de saúde, mas prometeu avaliar a proposta apresentada pela CONTEC. 

10. CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL: A Contec pede a renovação da cláusula, com ajustes na redação. O BB informou que o banco adotará a cláusula da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho e que está buscando uma solução para os problemas apontados, no que se à localização dos funcionários. 

11. SUPERVISOR DE ATENDIMENTO: A Contec pede a redução da jornada de 08 para 06 horas, sem redução na remuneração. O Banco não concordou com o pedido da CONTEC, mas se comprometeu a buscar solução para a questão. 

12. AUMENTO DAS METAS DO PROGRAMA CONEXÃO: A Contec levou ao conhecimento do banco o descontentamento dos funcionários do banco com o aumento significativo das metas do programa conexão, que ocorreu de forma desproporcional ao crescimento das carteiras para o segundo semestre/2024 e pede a revisão das metas, por parte do banco, para evitar o adoecimento dos funcionários pressionados pelas metas. 

Participaram da reunião Representando o BB, o Gerente Executivo Fabrizio Bordalo Calixto, a Gerente de Soluções Sheyla Hesketh, a Gerente de Soluções Luzimar De Souza, o Assessor Jurídico Flávio Renato, o Assessor Anderson Santos e a Assessora Marize da Silva Pereira: 

Representaram a CONTEC o Coordenador da Mesa, Gilberto Antônio Vieira, acompanhado dos Dirigentes Carlos Souza, Dejair Besson, Marcos Hilário, Rogério Marques e Adenilson Donizeti Guiraldelli (FEEB-SP), Luiz Francisco Cardoso (FEEB-SC), Ivanilson Batista Luz (FEEB-GO/TO) e Elsie Andrade (FEEB-NN).

  

FONTE: CONTEC.

  

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES.

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