Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 25 DE MAIO DE 2021.

  INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (11064)05-21

ACT PROTEGE TRABALHADORES DO BB DE PERDA REAL NOS SALÁRIOS.

Em todo Brasil, quase 60% dos salários não tiveram reposição da inflação em abril; Reajuste médio ficou em 5,6%, enquanto o INPC acumulado até o período atingiu 6,9%.

Estudo publicado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostra que, em abril, quase 60% dos salários não tiveram reposição da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Ou seja, a maior parte dos salários sofreu perda real no valor.

Segundo a Entidade, o reajuste médio no mês foi de 5,6% enquanto que o INPC registrou alta acumulada de 6,9% nos 12 meses finalizados em abril.

No mês, 59,7% dos Acordos Coletivos não obtiveram reposição da inflação; 26,6% foram reajustados com percentual igual ao INPC; e outros 14% acima da inflação.

Os Funcionários do Banco Do Brasil estão entre os que conseguiram reajustes salariais acima da inflação, graças a atuação do Movimento Sindical Bancário que, em 2019, negociaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2022.

“Em 2019, quando negociamos o acordo coletivo de 2 (Dois) anos, tínhamos uma realidade econômica imposta pelo atual Governo, com privatizações e cortes de direitos (Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência). Em um cenário de reajuste zero para a maioria dos Trabalhadores, os Bancários arrancaram, para 2020, aumento de 1,5% nos salários, com abono de R$ 2 mil. E, ainda, a reposição da inflação (estimada em 2,74% no período) para as demais verbas, como vales alimentação e refeição e auxílio-creche/babá”, explica Sr. Odilon Fernandes, Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC.

Relatório do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que, em 2020, 38,5% dos ajustes salariais resultaram em aumentos reais nos salários. Enquanto que os reajustes iguais à inflação somaram 34,3% do total; e os reajustes abaixo da inflação, 27,2%.

“Nosso acordo de dois anos, mesmo diante do cenário devastador da pandemia para o mundo e, mais ainda, para o Brasil, garantiu a todos os Trabalhadores do BB a reposição do INPC acumulado no período (1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) e aumento real de 0,5% para salários e demais verbas como vale-alimentação e vale-refeição, assim como para os valores fixos e tetos da PLR”, reforça o Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC.

“O acordo 2020/2022 é importante porque garantiu direitos, garantiu a Convenção Coletiva de Trabalho e, acima de tudo, num cenário de extrema turbulência, nos garantiu ter reajuste salarial e tranquilidade”, precisamos continuar unidos, valorizando o Movimento Sindical Bancário, ano que vem tem novas negociações Coletivas”.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

701 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos