Data: 05/09/2025

JARAGUÁ DO SUL - SC, 05 DE SETEMBRO DE 2025. 

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110621)09-25 

ENTIDADES SINDICAIS EXIGEM TRANSPARÊNCIA E LIBERDADE DE ESCOLHA NA PROPOSTA DE MIGRAÇÃO DA PREVIDÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS EGRESSOS DO BESC. 

A Federação dos Bancários de Santa Catarina (FEEB-SC) promoveu na data de hoje, 05/09/25, uma reunião estratégica em sua sede, reunindo Lideranças Sindicais e Representantes de Entidades Previdenciárias. Entre os convidados especiais  para a reunião,  estiveram Sr. Luiz Aurélio De Oliveira, Diretor Superintendente da Fusesc; Sr. Alceu Luiz De Abreu, Diretor Executivo do Plano SIM; Sr. Jean Paulo Sonza, Representante do Conselho da Fusesc; Sr. Davi Zaia, Presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Minas Gerais e Secretário-geral da Contec, além dos Representantes dos Sindicatos de Bancários da Base da FEEB SC e Bancários do Banco Do Brasil. A presença dessas lideranças reforçou o peso institucional do encontro e a articulação nacional em torno da pauta.

O foco da reunião foi a proposta de migração compulsória dos planos de previdência dos funcionários egressos do antigo BESC para a Previ, imposta pelo Banco do Brasil,  sem consulta prévia ou possibilidade de escolha. A medida tem gerado preocupação entre os trabalhadores, que reivindicam transparência, respeito às suas trajetórias individuais e liberdade de  escolha .

A Fusesc apresentou durante a reunião,  dados comparativos entre os planos Fusesc e Previ, evidenciando diferenças significativas nas contribuições e benefícios.

Segundo a Fusesc, a proposta ignora essas particularidades e retira dos funcionários o direito de decidir sobre seu futuro previdenciário, gerando insegurança e indignação.

Foi destacado durante o encontro, o histórico de negociações desde a incorporação dos Bancos Regionais ao Banco do Brasil  e destacado que os funcionários egressos tornaram-se minoria e perderam força nas tratativas com o Banco.

O Representante da Contec, Davi Zaia, reforçou durante o encontro, seu compromisso com a busca de soluções justas e negociadas, colocando-se à disposição para auxiliar na construção de alternativas que respeitem os direitos dos funcionários egressos do BESC.

Durante o encontro, foi defendida a construção de uma pauta unificada entre as Entidades Representativas, com o objetivo de reabrir o diálogo com o Banco do Brasil. A proposta é provocar a instituição para que receba os Sindicatos e Fundações, garantindo assistência e previdência dignas aos trabalhadores.

Os participantes reforçaram a importância de levar informações claras à Base sobre as diferenças entre os Planos Previ e Fusesc, permitindo que os Bancários compreendam os impactos da migração e participem ativamente da discussão.

Representantes dos Funcionários do Banco do Brasil,  destacaram que cada participante dos planos de previdência do banco, possui uma trajetória única, com condições específicas de ingresso, tempo de contribuição, perfil familiar e expectativas de aposentadoria. Essas particularidades tornam inviável qualquer solução padronizada ou imposta de forma unilateral.

Armando Machado Filho, Presidente da FEEB-SC, reforçou o posicionamento da entidade: “A Federação já está tomando medidas concretas para impedir que a proposta do Banco do Brasil, da forma como foi apresentada, avance sem diálogo. É fundamental que os funcionários egressos, tanto os que ainda estão na ativa quanto os aposentados,  tenham o direito de escolher o caminho que desejam seguir. Transparência é indispensável nesse processo, para que ninguém seja prejudicado em relação aos seus direitos ou aos recursos que acumulou ao longo de uma trajetória profissional dedicada. Esses valores foram construídos com esforço e comprometimento, na tentativa de garantir estabilidade e segurança para si e para suas famílias. Por isso, esse tema exige ser tratado com seriedade, respeito e responsabilidade.”

A reunião marcou um passo importante na mobilização pela defesa dos direitos Previdenciários dos Funcionários Egressos do BESC, sinalizando que o Movimento Sindical está unido na busca por soluções justas, negociadas e sustentáveis.

 

FONTE: FEEB SC.

  

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

  Imprimir Página