Data: 01/09/2021

JARAGUÁ DO SUL - SC, 01 DE SETEMBRO DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110119)09-21

PRESIDENTE DO BB BUSCA ‘SAÍDA HONROSA’ PARA CONTORNAR IMPASSE COM A FEBRABAN.

Pressionado pela repercussão negativa sobre a ameaça de saída da Federação Nacional de Bancos (FEBRABAN), o Presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, passou a buscar uma saída honrosa para contornar o impasse, que envolve também a Caixa Econômica Federal.

Os Bancos Públicos discordaram da decisão da FEBRABAN de aderir a um manifesto em defesa da democracia e de estabilidade institucioanal com harmonia entre os Três Poderes organizado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), que acabou adiando a sua divulgação. O teor do comunicado, no entanto, vazou.

Na noite de segunda-feira, Ribeiro conversou com executivos dos maiores Bancos Privados do País por meio de uma videoconferência em mais uma tentativa de demover a FEBRABAN de assinar o manifesto. Seria positivo para o Governo e os Bancos Públicos continuariam na Entidade.

Ele também convidou o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, na tentativa de acalmar os ânimos. Próximo do Presidente Jair Bolsonaro, ele foi o que mais se irritou com a decisão da FEBRABAN e buscou apoio de Ribeiro para pressionar a Entidade com a ameaça de desfiliação.

Segundo interlocutores a par das negociações, os Banqueiros se mostraram desconfortáveis com a situação e atribuíram o problema a falhas de comunicação entre a FEBRABAN e os BANCOS, que teriam ocorrido de forma individualizada.

A avaliação é de que a minuta do manifesto é inofensiva ao Governo. Contudo, o plano é não deixar o problema render, segundo um interlocutor do Governo.

A saída honrosa – para o Governo – que Ribeiro busca tem como argumento o de que todos perderão se a FEBRABAN insistir na ideia. Caso Caixa e BB se desfiliem, o orçamento da entidade ficará prejudicado com uma redução na arrecadação com a taxa de associação de cerca de 22,5%.

Além disso, não interessaria aos grandes Bancos enfraqueceram a FEBRABAN, no momento em que precisam unir forças para enfrentar a concorrência com FINTECHS e meios de pagamento cada vez mais modernos.

Caso as negociações avancem, o BB deve se manter como associado da FEBRABAN e possivelmente, a Caixa também, disse uma fonte a par do assunto. O Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Nordeste (BNB) também são filiados e não cogitam deixar a FEBRABAN.

  

FONTE: O GLOBO.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

  Imprimir Página