Data: 17/06/2021

JARAGUÁ DO SUL - SC, 17 DE JUNHO DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (11078)06-21

CÂMARA INCLUI MOTORISTAS, BANCÁRIOS E EMPREGADAS DOMÉSTICAS EM LISTA DE PRIORIDADES DA VACINAÇÃO.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a inclusão dos Bancários, Motoristas de Táxi e Transporte por Aplicativo, Empregadas Domésticas e Portadores de Doenças Raras como Grupos Prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. O texto será agora discutido no Senado Federal.

O projeto foi votado no fim de março, com a inclusão de 16 Categorias entre as Prioritárias para Vacinação, como os Caminhoneiros, Trabalhadores do Transporte Coletivo, os Coveiros, profissionais que trabalham em Farmácias, Trabalhadores da Limpeza Pública, Oficias de Justiça e Funcionários de Escolas de Educação Básica.

Havia, porém, pressão para ampliar as Categorias que receberiam Prioritariamente as Vacinas, com diversas emendas ao projeto, e o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), então resolveu suspender a discussão para que os parlamentares negociassem. A proposta voltou à pauta nesta quinta-feira, com a aprovação de emendas para incluir “os Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticos”, os Motoristas de Aplicativo cadastrados antes da vigência da Lei (que ainda não foi aprovada), os Portadores de Doenças Raras e os Bancários.

A relatora do projeto, Deputada Celina Leão (PP-DF), afirmou que os parlamentares buscaram priorizar Categorias que não têm parado e estão mais expostas à covid-19. “A gente espera que nem precise ter prioridade, que tenhamos todos os Trabalhadores Vacinados, mas em muitos lugares têm sido necessária uma lista de prioridade”, disse.

 

SEEB JGS E REGIÃO SC:  Para o Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC, Sr. Odilon Fernandes, é “ Extremamente fundamental a vacinação para os Bancários que durante todo o período da pandemia vem prestando serviços essenciais, atendendo os clientes e usuários nos ambientes internos sem ventilação, correndo o risco de ser contaminados, com ênfase pela busca dos serviços por parte de pensionistas, aposentados da previdência social, que têm necessidade de apoio com atendimento presencial e os 67 milhões de beneficiados pelo recebimento das parcelas do Auxílio Emergencial pago pelo Governo federal. Por isso queremos que a Categoria Bancária esteja no Grupo Prioritários no Plano Nacional De Imunização “.

AUMENTO DE MORTES: Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) compilados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), mostram que a Categoria Bancária registrou um crescente número de encerramento de contratos de trabalho por morte, seguindo uma tendência similar aos casos de óbitos desde o início da pandemia do novo Coronavirus. No primeiro trimestre de 2020 o impacto da pandemia do novo Coronavirus foi quase nulo, com uma média mensal de óbitos de 18,33 vidas. Já no mesmo período deste ano (2021), com o agravamento da pandemia no País, a média mensal de óbitos se elevou para 52 vidas, com crescimento de 176,4%.

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados que inclui os Bancários no Plano Nacional de Vacinação é fruto de uma ampla negociação que o Movimento Sindical Bancário teve no Congresso, com intensa mobilização dos Sindicatos e a Categoria nas mídias sociais. Agora vamos pressionar o Senado para que o Projeto tramite o mais rápido possível com aprovação da Vacina do Covid para a Categoria Bancária, conclui o Sr. Odilon Fernandes.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

  Imprimir Página