Data: 03/02/2021

JARAGUÁ DO SUL - SC, 03 DE FEVEREIRO DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10961)02-21

 REUNIÃO COM A FENABAN SOBRE COVID 19.

Na tarde desta terça-feira (02/02/21), a Mesa de Negociação da CONTEC se reuniu, por videoconferência, com a Mesa da FENABAN, para debater sobre medidas para enfrentamento da segunda onda da pandemia do COVID.

O negociador da FENABAN, Dr. Adauto Duarte, começou a reunião enaltecendo os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos Dirigentes Sindicais para enfrentamento da pandemia, especialmente pelos Dirigentes do Estado do Amazonas, onde o surto encontra-se fora de controle, destacando a participação do Setor Bancário no auxílio à população. Enfatiza que, enquanto na primeira onda de covid houve 60 mortes por dia no Estado do Amazonas, ontem (1°/02/21), ocorreram 150 mortes e na sexta-feira passada (29/01/21) faleceram 240 pessoas. Alertou que aumentou a velocidade de contágio, bem como a letalidade dos casos, exigindo a triplicação da estrutura necessária para atendimento, registrando que as proteções têm sido insuficientes para a letalidade do novo covid 19.

Também alerta que há Bancários que estão deixando os empregos nos Bancos e montando PJs para trabalharem para os estabelecimentos financeiros virtuais, com reflexos negativos para os Bancos.

Os Dirigentes Sindicais salientaram que muitos dos Bancários que sobreviveram a doença ainda não superaram as sequelas deixadas pela covid 19 e pediram a suspensão da cobrança de metas, bem como que, no Estado do Amazonas, os atendimentos ao público não ultrapassem 5 horas diárias, com vistas a evitar o agravamento dos riscos.

SEEB JGS E REGIÃO SC: A retomada do Teletrabalho e maior rigidez dos protocolos de saúde e segurança para enfrentar o agravamento da pandemia foram discutidas na reunião desta terça-feira (2), entre as demais Entidades Sindicais Bancárias e a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN). Para os representantes da Categoria, essas e outras medidas protetivas são fundamentais enquanto os Trabalhadores não recebam a vacina.

Queremos que o Governo providencie vacina para todo mundo. Por causa desse atraso, precisamos também colocar a Categoria Bancária como um setor essencial no calendário de vacinação. Tivemos aglomerações nas agências e isso é um dos fatores de risco. Depois dos grupos prioritários a serem vacinados, queremos que a Categoria seja incluída pelo Ministério da Saúde como um dos setores essenciais no calendário da vacina”, afirmou a coordenadora do Comando Nacional e Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF), Juvandia Moreira.

Por causa do agravamento da pandemia, o Movimento Sindical Bancário e a FENABAN concordaram em fazer reuniões regulares para discutir as medidas de proteção da categoria. O Brasil já superou a marca de 225 mil mortes causadas pelo coronavírus e se aproxima dos 10 milhões de contágios. “É neste contexto de agravamento da doença que cobramos dos Bancos a manutenção do Teletrabalho, a rigidez dos protocolos se segurança e equipamentos em todos os locais”, entende Sr. Odilon Fernandes, Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC.

Os representes da FENABAN disseram na Reunião que atualmente metade da Categoria está em Teletrabalho e que vão fazer uma discussão na Entidade sobre a manutenção de Trabalhadores em trabalho remoto. O Secretário de Saúde do trabalhador da CONTRAF pediu que os Bancos sejam mais criteriosos no controle da doença, principalmente na realização de testes em suspeitos de contaminação. “O Bancário tem sintomas e, muitas vezes, nem passa pelos médicos. O gestor manda ir à farmácia, fazer o teste e, se der negativo, volta a trabalhar”, disse.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

  Imprimir Página