Data: 09/10/2020

JARAGUÁ DO SUL - SC, 09 DE OUTUBRO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10875)10-20

 FUNCIONÁRIOS DO BB/BESC DEFINEM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES.

Em plenária virtual realizada na noite de segunda-feira, 28 de setembro, os Funcionários do BB egressos do extinto Banco do Estado de Santa Catarina – BESC – definiram a pauta de Reivindicações Específicas para as negociações na mesa temática dos Bancos Incorporados. A plenária contou com as presenças dos seguintes convidados: João Fukunaga, Coordenador da Comissão de Empresa – CEBB, Márcio de Souza, Diretor de Administração da Previ eleito pelos Funcionários, e da equipe de Advogados da Assessoria Jurídica, Dra. Susan Zilli, Dr. Gustavo Wischneski e Dr. Luiz Fleck.

Para Fukunaga, “a mesa temática dos Bancos Incorporados é resultado da recente Campanha Nacional da Categoria e está definida no Acordo Coletivo de Trabalho específico do Banco do Brasil. Envolve os Funcionários egressos do BESC, BNC e BEP, sendo que a primeira rodada de negociações está prevista para acontecer já no mês de outubro” .

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA PAUTA: O processo de elaboração da pauta dos Funcionários egressos do BESC envolveu, em primeiro momento, o debate acumulado a partir das Direções Sindicais das Entidades filiadas à Fetrafi SC com as respectivas bases de representação. Em um segundo momento, foi realizada a Plenária Nacional dos Funcionários do Banco Incorporado – BESC, com a participação de trabalhadores de SC, DF, RS e RJ.

A pauta foi estruturada em dois blocos distintos com o propósito de se apontar os aspectos gerais das reivindicações. O primeiro bloco refere-se às questões das relações de trabalho, sendo que tem demandas dos Funcionários que aderiram ao regulamento do BB e dos que optaram em permanecer regidos pelo regulamento do BESC. O segundo bloco foi destinado aos temas de Saúde e Previdência e as respectivas entidades, Cassi e Previ. O objetivo é que as entidades participem da mesa de negociação.

Atualmente, o BB tem em seu quadro 2.101 funcionários egressos do BESC, sendo que lotados em unidades no Estado de Santa Catarina, são 1.653. Do total de Funcionários egressos, somente 72 não aderiram ao regulamento do Banco do Brasil.

O Dirigente da Fetrafi SC e representante da Federação na Comissão de Empresa – CEBB, Luiz Toniolo, destaca: “sabemos que a conjuntura é muito complexa e desafiadora para realização da Mesa Temática, principalmente quando resgatamos como foram tratadas as demandas nestes 11 anos de incorporação. Temos as pendências das ações judiciais, a legislação, os regulamentos das entidades e as limitações impostas pelo governo. Sem vender ilusões ou facilidades aos colegas, vamos tentar construir soluções entre as entidades (Fusesc, Previ, Cassi, etc.), o patrocinador e os trabalhadores”. “O primeiro passo para que essa mesa ocorra foi dado nessa plenária, com a definição das reivindicações que refletem o anseio de isonomia entre os Funcionários egressos do Besc e os demais Funcionários. É nesse sentido que vamos trabalhar!”, concluiu Toniolo.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES RELAÇÕES DE TRABALHO:

PARA QUEM ADERIU A CARREIRA DO BB: Cômputo do tempo de serviço prestado no Besc para fins de enquadramento na carreira do BB. PARA QUEM NÃO ADERIU A CARREIRA DO BB: Prêmio assiduidade de 5 dias por ano; Cômputo do tempo de serviço para todos os fins; Isonomia de direitos e benefícios, inclusive quanto à PLR e aos salários; Habitualidade para todos escriturários e caixas que exerciam a carga horária de 8 horas; Intervalo de 30 min ou 1 hora para quem tem habitualidade; Aplicação do Regulamento do Banco incorporado (BESC) no que se refere as promoções de mérito e antiguidade.

DURANTE A PANDEMIA: Pagamento integral da habitualidade para quem tem jornada reduzida.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES SAÚDE E PREVID6ENCIA:

CASSI: Garantir a todos o direito de opção de adesão à Cassi nas mesmas regras dos atuais Funcionários do BB. PREVI: Realizar estudo a fim de possibilitar mecanismos de adesão à Previ; Garantir os mesmos direitos, nível de contribuição e benefícios oferecidos aos funcionários do BB no plano Previ Futuro, inclusive para os funcionários com idade igual ou superior a 60 anos; Disponibilização de sistema para realização das votações por meio eletrônico através da plataforma SISBB ou intranet para os Funcionários da ativa e Terminais de Auto Atendimento (TAA) para todos os participantes assistidos pela Fusesc; Inclusão da Contribuição Adicional no Plano de previdência da FUSESC (PIP) e implantar forma de recomposição/compensação de contribuições não realizadas.

 

FONTE:  FETRAFI SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

  Imprimir Página