Data: 29/07/2020

JARAGUÁ DO SUL - SC, 29 DE JULHO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10777)07-20

BB MANTÉM DECISÃO EQUIVOCADA, CHAMANDO AO TRABALHO PRESENCIAL, BANCÁRIOS QUE RESIDEM COM PESSOAS DO GRUPO DE RISCO.

Em Reunião por Videoconferência na terça-feira (28/07/20) com Banco Do Brasil SA, o mesmo se limitou a falar somente da apresentação da Gestão de Desempenho Profissional – GDP e Programa de Desempenho Gratificado – PDG, o Banco se recusa a rever seu posicionamento e confirma orientação que permite chamar colegas que residem com pessoas do Grupo de Risco para Trabalho Presencia, mantendo sua posição da Reunião por Videoconferência na tarde de sexta-feira (24/07/20) com o Movimento Sindical Bancário conforme texto abaixo.

Na sequência da entrega da pauta ao Banco Do Brasil, realizada na tarde de sexta-feira (24/07/20), realizou-se também Reunião por Videoconferência sobre o comunicado feito pelo Banco, no último dia 21, em que o Banco informou a respeito de orientação aos Gestores que permitem que os Funcionários com Autodeclaração de Coabitação possam ser chamados para o trabalho presencial a partir desta segunda-feira (27/07/20), visto que perdem o status de equiparação aos colegas do Grupo de Risco e passam a ser enquadrados nas formas de Trabalho Disponíveis.

Na oportunidade, os Dirigentes Sindicais Bancários participantes da Reunião ponderaram sobre o equívoco da orientação, especialmente no momento de expansão incontrolada da pandemia, bem como alertaram o Banco que muitos gestores não estão decidindo com acerto, mas cometendo excesso e convocando os Autodeclarados para o trabalho presencial a partir do dia 27/07/20, o que, entendem ser um absurdo, considerando que a maioria das unidades não contam com ventilação adequada, visto que não tem janelas e dependem exclusivamente de ar condicionado. Os Dirigentes ponderaram que os Autodeclarados podem continuar trabalhando em Home Office, atendendo virtualmente clientes, que não estão tendo a necessidade de ir às agências, evitando contaminações desnecessárias, e citaram até caso de Funcionária com filha cadeirante com problema pulmonar, mas não conseguiram sensibilizar os Representantes da Empresa. Questionado se o Banco pretende testar os Funcionários chamados para o trabalho presencial, o Banco informou que não.

O Representante do Banco destacou que as orientações passadas não preveem convocação, mas permitem que os gestores avaliem a necessidade e, se preciso, chamem colegas para trabalho presencial. Diz que houve Reuniões com os Gestores da rede GEPES e da rede de Atendimento. Registra que o comunicado feito no último dia 21 observa o ACT sobre o Covid firmado com a CONTEC e que os colegas do Grupo de Risco não serão chamados para o trabalho presencial. Destaca que orientações passadas aos Gestores registra que: “Funcionário com Autodeclaração de Risco de Grupo passa a se enquadrar nas formas de Trabalho Disponíveis, como os demais Funcionários”, não havendo orientações para convocação. Diz que o Banco Do Brasil foi o único a abrir a possibilidade de Autodeclaração para os que coabitam com pessoas do Grupo de Risco, equiparando-os com os colegas do Grupo de Risco – com afastamento de cerca de 13 mil colegas –, no início da pandemia, quando não se sabia muito sobre as medidas de segurança a serem adotadas, que hoje já são mais conhecidas.

Informa que maioria das agências estão trabalhando com o Gerente, mais dois Funcionários, necessitando do auxílio de mais colegas para darem conta das demandas, dizendo que os ambientes do Banco estão sendo considerados. Justifica que a decisão é do Administrador, recomenda ponderação com o Gestor e pede para informar a GEPES onde estiver ocorrendo excessos, a exemplo de convocação.

 

FONTE: CONTEC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

  Imprimir Página