Data: 14/07/2020

JARAGUÁ DO SUL - SC, 14 DE JULHO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10760)07-20

 REUNIÃO COE ITAÚ UNIBANCO/CONTEC - SINDICATOS E BANCO ITAÚ DISCUTEM MIGRAÇÃO DE CAIXA PARA AGENTE DE NEGÓCIOS.

A Diretoria da CONTEC, Federações e Sindicatos participaram nesta terça-feira (14/07/20) de Reunião por Videoconferência com os representantes do ITAU/UNIBANCO S.A – Relações Sindicais. Na pauta, as mudanças no formato de atribuições dos Caixas, que deverão passar para Agentes de Negócios.

Durante a reunião, várias perguntas foram feitas pelos representantes dos trabalhadores. Entre elas sobre o tempo para mudança do novo formato; curso de treinamento; técnicas de vendas; qualificação para preparar o novo agente de negócios.

Segundo o Banco, serão feitos vários procedimentos para que os Caixas sejam preparados para essa mudança. A reunião foi encerrada com o compromisso de haver novos momentos de diálogo com o Banco sobre o assunto. O combinado é que a transição será acompanhada com a participação das Entidades Representativas dos Bancários. A videoconferência teve a participação em nível nacional de 75 Dirigentes Sindicais.

A CONTEC destacou a importância de que o diálogo prossiga e que as mudanças sejam acompanhadas para que não hajam prejuízos aos Funcionários do Itaú/Unibanco.

De acordo com o Banco Itaú Unibanco, atualmente são 10.050 caixas em todo o Brasil. Destes, 55% já tem a Certificação Profissional Anbima – Série 10 (CPA - 10), exigência mínima para a transformação de alguns Caixas em Agentes de Negócios. Em Santa Catarina 62% dos Caixa já possui o Certificado Profissional Anbima – Série 10 (CPA – 10).

O Movimento Sindical reivindicou ao Banco que todos os Caixas sem a CPA-10 tenham a mesma oportunidade de fazer a Certificação, sem nenhuma interferência. Além da possibilidade de o Itaú pagar total ou parcial o Curso de Certificação. O Banco informou na Reunião que irá verificar a possibilidade, mas já oferece o Curso Online gratuitamente.

SEEB JGS E REGIÃO SC: O Presidente do Sindicato, Sr. Odilon Fernandes, cobrou como ficará a situação dos Caixas que não tem (CPA – 10), que os mesmos têm a sua disposição o Curso Gratuito oferecido pelo Banco, porém o Caixa deverá realizar este Curso Online no seu horário de expediente e tendo que atender os Clientes e Usuários. 

Banco respondeu que todos os Caixas terão tempo hábil para realizar o Curso Online dentro das suas possibilidades e demandas de movimentos de Clientes e Usuários nas agências bancárias, podendo iniciar o Curso e parar, continuando de onde parou em dias sem movimento na agência.

O Itaú garantiu que não haverá mudança de carga horária nem de remuneração sem perda de gratificação, podendo o Funcionário expandir no varejo com possibilidade de encarreiramento dentro da Instituição Financeira. O Banco informou também que este processo já acontece nas agências Personnalité e nos PABS há dois anos.

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco/CONTEC está atenta e cobrará transparência em todo o processo de migração dos Funcionários para a nova função, inclusive como ficarão o programa AGIR, ligado à remuneração variável dos Funcionários do Itaú, e o Trilhas de Carreira, mecanismo de avaliação trimestral dos Caixas, para os Funcionários que mudarem de cargo.

O Banco informou que o Caixa não possui AGIR, apenas Trilhas. A grade do Trilhas está sendo revista e terá a inclusão de novos produtos, para deixar a avaliação mais condizente com o dia a dia do Agente de Negócio Caixa.

Ficou definido que terá outra reunião com o COE ITAÚ UNIBANCO/CONTEC com o BANCO ITAÚ UNIBANCO SA para responder questões de ajustes neste processo de migração de Caixas para Agente de Negócios, mas o Banco garantiu que os Funcionários que atuarem como Caixa Agente de Negócios não terão prejuízo na remuneração.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

  Imprimir Página