Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


 

 

 

JARAGUÁ DO SUL - SC, 17 DE JULHO DE 2017.

 

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (928)07-17

 

REUNIÃO DO MOVIMENTO SINDICAL COM O BANCO SANTANDER SA, EM JOINVILLE - SC.

Na última sexta-feira dia 14/07/2017 as 14:00 horas na sede do SEEB JOINVILLE E REGIÃO SC e com participação do SEEB JARAGUÁ DO SUL E REGIÃO SC e SEEB SÃO BANTO DO SUL E REGIÃO SC, ocorreu reunião com o Superintendente Regional do Banco Santander SA, para debater os seguintes assuntos:

- Abertura das agências bancárias às 8;30h.

- Equipes de gerentes atendendo no autoatendimento.

- Assédio moral.

- Mais contratações de bancários.

O Santander foi representado pelo seu Superintendente Regional, Sr. Clodoaldo Viana Fernandes e o Sr. Roberto Andrin, o Movimento Sindical foi representado pelo PRESIDENTE DO SEEB JOINVILLE, Sr. Valdemar Bruno da Luz Filho, PRESIDENTE DO SEEB JARAGUÁ DO SUL, Sr. Odilon Fernandes, PRESIDENTE DO SEEB SÃO BENTO DO SUL, Sr. Roberto Odenir Ortiz, a PRESIDENTA DO SEEB CAÇADOR, Sra. Márcia Lapolli e os DIRETORES DO SEEB JOINVILLE, Srs. Diomar Schiebelbein e Evandro de Mello, com a participação da GERENTE ADMINISTRITIVA DO SEEB JOINVILLE, Sra. Ana Paula Anjos.

A reunião foi mediada pelo PRESIDENTE DO SEEB JOINVILLE, Sr. Valdemar B. Da Luz Filho, que de pronto já deixou claro com os demais Presidentes que o Movimento Sindical é contra a abertura das agências com horário diferenciado, equipes de gerentes atendendo no autoatendimento e assédio moral.

“Nossos Sindicatos são contra estes novos projetos do banco, que pioram a vida dos empregados. Com as agências aberta às 8h30, os trabalhadores ficam sem condições de realizarem suas tarefas que eram realizadas antes da abertura das agências. E se não bastasse, o banco continua pressionando por metas. O fato de equipes se revezarem no autoatendimento, antes da porta-giratória, é um perigo à segurança dos funcionários que ficam expostos. Temos de resolver também esta incômoda situação de alguns gestores, seja operacional ou comercial, que estão acabando com a vida dos trabalhadores através de assédio”, asseverou Valdemar Luz.

Abertura das agências às 8h30: O movimento sindical pediu o fim deste projeto. O banco respondeu que o Banco Central e a Febraban validaram esta situação, e que é um projeto a nível nacional, sendo experimental nas agências do sul do país. Os representantes dos trabalhadores cobraram então mudanças em determinados procedimentos nas agências, como autenticação nos caixas e as famigeradas reuniões antes das 10 ou 11:00 horas no caso de Joinville. O banco respondeu que vai verificar, pois o atendimento é apenas gerencial e que não pode haver atendimento nos caixas. Também se comprometeu a observar o procedimento de que deve haver equipes previamente estabelecidas, uma para o atendimento (agenda) e outra para os afazeres internos. A orientação da Superintendência é que não hajam mais reuniões neste período. Os sindicalistas pediram que sejam avaliadas a relação de porte das agências, pois existem diferenças gritantes entre uma agência e outra para atenderem a este projeto. O banco concordou e vai proceder estudo. Os sindicalistas afirmaram que seguirão com investigações in loco nas agências e não descartam manifestações. Com relação á agência 1539 em Jaraguá do Sul o PRESIDENTE DO SEEB JARAGUÁ DO SUL pediu para que à agência continue não abrindo as 8:30 horas até ser contratado um Gerente Geral, pedido este que de pronto obteve concordância do Superintendente do Banco.

Grupos de empregados se revezando no autoatendimento: O movimento sindical pediu o fim deste projeto. O banco voltou a responder que o Banco Central e a Febraban validaram tal serviço e que não veem riscos envolvidos. Os representantes dos trabalhadores arguiram que existe sim a falta de segurança, pois os trabalhadores ficam desprotegidos antes da porta giratória. O banco disse que é comum algum empregado trazer o cliente para ensinar a operar as máquinas de autoatendimento, assim sendo também ficam expostos. O movimento sindical respondeu que neste caso, é um rápido atendimento, bem diferente de uma equipe ficar plantada por horas aquém da porta. Também não entendem como colocar funcionários altamente treinados para tarefas que não demandam atendimento especializado. Como na outra questão, os sindicalistas afirmaram que seguirão com investigações in loco nas agências e não descartam manifestações.

Questões pontuais de assédio moral e falta de funcionários: O movimento sindical cobrou providências sobre determinadas agências onde os funcionários vêm sendo vítimas de cobranças abusivas, controle de idas ao banheiro, controle do quanto se bebe de água, reuniões de bate papo realizadas em pé, por longo período, cobrança de metas por WhatsApp, exposição de funcionários em vídeo e falta de funcionários. O banco prometeu cuidar do assunto imediatamente, pois entende que o Sindicato é como um agente certificador de gestão, e quer trabalhar lado a lado, resolvendo todas as questões dentro de sua alçada.

“Eu ainda tenho esperança que nossos bancários amem esta carreira e esta profissão tão linda. Mas as ações de alguns gestores estão destruindo o que restou de paixão nos corações de nosso funcionalismo. Vamos resolver estas questões de forma enérgica! Não é possível que em 2017 trabalhadores tenham de buscar psiquiatras para aguentar determinados gestores. Vamos fiscalizar todas as agências de todos os bancos. Não vamos arredar um palmo, chega de sofrimento aos bancários!”, disse Valdemar Luz.

Mais contratações de bancários: O PRESIDENTE DO SEEB JARAGUÁ DO SUL E REGIÃO SC, cobrou do Banco mais contratações de Bancários, mencionando o lucro gigantesco que teve de 10% a mais comparado 2016 á 2015, onde os demais Bancos tiveram seus lucros reduzidos na mesma comparação, e continua o Banco Santander em expansão.

“Estamos felizes de poder ter este diálogo aberto, franco e fraterno com nossos colegas representantes do Santander. O trabalhador valorizado tem condições de contribuir muito mais com sua empresa. Vamos trabalhar juntos para encontrar soluções que suavizem a vida de nossos trabalhadores do banco”, concluíram os representantes dos Sindicatos.

A Federação dos Bancários de Santa Catarina, com sede em Florianópolis, vai enviar ofício para a direção do Banco Santander em São Paulo.

Em Joinville, nova reunião de avaliação será marcada futuramente com a participação dos sindicatos mencionados acima, na oportunidade o PRESIDENTE DO SEEB JARAGUÁ DO SUL E REGIÃO SC, agradeceu o empenho do PRESIDENTE DO SEEB JOINVILLE E REGIÃO SC, Sr. Valdemar B. Da Luz Filho, no compromisso assumido de ter agendado com o Superintendente do Banco Santander.

 

FONTE: SEEB JOINVILLE E REGIÃO SC / SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2767 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos