Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


 

 

 

JARAGUÁ DO SUL - SC, 29 DE NOVEMBRO DE 2016

 

INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (717)11-16

 

BANCO DO BRASIL PRORROGA INÍCIO DAS INSCRIÇÕES NO TAO ESPECIAL.

O Banco do Brasil divulgou na sexta-feira as datas de início das inscrições no TAO Especial – Sistema de Seleção específico para as reestruturações e o SACR – Sistema de Remoção Automática foram alteradas para 12/12 e 19/12 respectivamente.

O TAO Especial é um sistema que foi criado para inscrições e seleção aos cargos que ficarem vagos por causa de aposentadoria e para realocação dos funcionários que tiveram seus cargos extintos ou reduzidos, devido o fechamento de centros de serviço e agências. Havia previsão do sistema começar a funcionar já no próximo dia 1/12.

A prorrogação foi uma demanda colhida pelos sindicatos após a primeira reunião de negociação com o BB e por isso, a solicitação foi feita via ofício.

O BB também informou que a alteração feita foi ao “encontro das solicitações feitas por funcionários”, conforme comunicação interna do banco na sua agência de notícias interna.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, essa medida ajuda a termos um quadro mais real das concorrências aos cargos, após o prazo final de adesão ao plano de aposentadoria. A alteração das datas foi bem recebida pelos funcionários ouvidos pelos sindicatos.

Nova reunião de negociação entre a Comissão de Empresa dos Funcionários e o BB está agendada para o dia 01/12/1T em Brasília.

 

FONTE: CONTRAF.

 

REUNIÃO CONTEC E BB.

REUNIÃO SOBRE AS MEDIDAS ANUNCIADAS: No dia 01/12/2016, têm reunião em Brasília, participando CONTEC e o Banco do Brasil, numa tentativa de diminuir os prejuízos e o sofrimento dos funcionários atingidos pela reforma.

Tentaremos convencer o Banco, que o PEAI e o TAO Especial, embora interligados, não podem ser operados/postos em execução, em data sobrepostas e sim em sequência, pois o ideal e o tratamento correto, é só abrir o TAO Especial, após o encerramento do PEAI, pois o funcionário que perdeu a comissão em sua cidade em 12/12, vai concorrer para outro município e ser nomeado dia 19/12, sendo que na própria cidade ou agência, têm colega ainda fazendo a opção pelo PEAI, que poderá abrir nova vaga ou anular excessos e assim, teremos diversos colegas que serão prejudicados desnecessariamente.

Entendemos que o TAO Especial, deveria ser aberto, só em 02/01/2017, quando todas as vagas estivessem definidas de fato, como consequência, o termo inicial do VCP (Vencimento em Caráter Pessoal), seria 01/03/2017, por 120 dias.

Com relação ao VCP de 120 dias, temos o entendimento de que, sendo essa reestruturação a maior da história do Banco, visto que envolve todas as áreas do Banco, seu prazo, também tem que ser maior e extraordinário, logo, não pode ser inferior a 12 meses.

Outra questão que tentaremos discutir e fazer ver ao Banco, que acaso implementada, só trará sofrimento aos funcionários e como consequência, criação de um novo passivo trabalhista, diz respeito aos assistentes de 08 horas, que acionaram a justiça, indagando sobre a carga horária de seu cargo (se é de seis ou de oito horas) e sendo de seis, se é correto o Banco querer obriga-los a aderir à jornada de seis horas, com diminuição do valor da comissão de cargo.

Tentaremos também, a título de evitar uma enxurrada de ações, ver da possibilidade de o Banco, manter o valor da comissão, daqueles colegas que a perderam, entretanto estavam há mais de dez anos no cargo, pois segundo a súmula 372 do TST (Principio da estabilidade econômica), quem por 10 anos ou mais detém determinado cargo, pode até ser destituído, entretanto o valor da comissão recebida em função do cargo exercido, não poderá ser retirada.

A renovação do acordo das CCP’s, também será alvo de nossas reivindicações.

Por fim, encarecemos que solicitem a seus representados, funcionários do “BB”, que aguardem o resultado dessa reunião, para então tomarem suas decisões, evitando assim decisões precipitadas e prejudiciais.

 

FONTE: LUIZ F. CARDOSO – REPRESENTANTE DOS FUNCIONÁRIOS BB JUNTO Á CONTEC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES.

2077 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos