Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


 

 

 

JARAGUÁ DO SUL - SC, 03 DE NOVEMBRO DE 2016

 

INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (679)11-16

 

INCIDÊNCIA DE IR NO ABONO É DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA.

Alguns trabalhadores têm questionado os Sindicatos sobre a incidência ou não de imposto de renda sobre o valor de R$ 3.500 do abono pago aos bancários este ano – como parte do acordo feito com a FENABAN na Campanha Nacional Unificada 2016.

O abono é renda e, como tal, sofre desconto do imposto. Há bancários utilizando informações da própria Receita Federal para questionar a cobrança: a Tabela de Incidência de Contribuição afirma que não há taxa sobre abono de “caráter transitório e desvinculado do salário”. No entanto, ainda que os bancos fizessem o pagamento do abono em holerite separado, quando o trabalhador, na ocasião da declaração, lançasse o abono em campo isento de cobrança, teria a declaração retida pela Receita Federal.

O advogado Angelo Cabral, da Crivelli Associados, de São Paulo, explica que a confusão vem do fato de que, para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a verba é indenizatória e nada incide. Mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ), instância que baliza todas as decisões na área tributária, o abono compõe a renda do trabalhador e como tal sofre desconto do imposto de renda. “Assim, os bancos retêm e repassam o imposto para que não decorram problemas futuros, nem para as empresas, nem para os bancários”, afirma Cabral.

 

FONTE: SEEB SP.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2083 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos