Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


 

 

 

JARAGUÁ DO SUL - SC, 01 DE MARÇO DE 2016

 

INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (502)03-16

 

BB QUEBRA COMPROMISSO DE NEGOCIAÇÃO.

 

Funcionários que perderam função por reestruturação na Visin não estão sendo priorizados para ocupar vagas comissionadas, conforme prometido pelo banco.

O SEEB SP, cobrou que a direção do Banco do Brasil honre o compromisso firmado em mesa de negociação de 20 de janeiro de 2016. O BB havia assegurado que os funcionários que perdessem função devido a mudanças na Visin (Vice-Presidência de Serviços, Infraestrutura e Operações) teriam prioridade para ocupar vagas comissionadas, o que não vem acontecendo. A instituição ainda não respondeu à reivindicação.

“Temos constatado que desde 15 de fevereiro de 2016, quando começou a reestruturação de fato, há funcionários perdendo comissão sem que sejam aproveitados em cargos similares. Isso quando o próprio representante do banco também assegurou em negociação que as pessoas seriam deslocadas dentro da estrutura da própria Visin”, critica o dirigente sindical Davi Basso. “O antigo Cenop Logística, por exemplo, teve redução na quantidade de vagas para gerente de grupo. Alguns funcionários foram descomissionados, perdendo cerca de 60% de sua remuneração total.”

O dirigente cita, no entanto, que há vagas em aberto em outros centros de operações. “Estamos cobrando que o banco faça o que prometeu e transfira os trabalhadores para esses setores onde existe a mesma comissão. Isso preservaria os direitos desses funcionários.”

Outra reivindicação feita ao BB foi a suspensão do processo seletivo e bloqueio das vagas comissionadas no Cenop Operações 1900. “Temos denúncias de que o gestor desse setor não agiu com transparência, pois há várias falhas na metodologia de seleção, sem levar em conta a orientação de priorizar quem está sem função em outro setor”, critica o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga.

TAPA-BURACO: Uma evidência de que a reestruturação foi feita sem análise de seus impactos é que o banco criou força tarefa, envolvendo trabalhadores de vários setores da Visin, para o trabalho de atualização de valores a serem recuperados judicialmente pela instituição financeira.  “A força tarefa segue a mesma lógica das mesas de crédito que tanto criticamos. Os bancários são deslocados à revelia e submetidos a jornada de trabalho maior e mais intensa. Ou seja, o BB usa esses trabalhadores para tapar buracos na tentativa de camuflar o real problema: a falta de pessoal.”

COMPROMISSO: O compromisso de que os funcionários não seriam prejudicados na reestruturação foi firmado por representantes da Dipes (Diretoria de Pessoas) e da Diref (Diretoria de Relacionamento com Entidades e Funcionários). “Reiteramos que essas diretorias têm de honrar o que é acertado em mesa de negociação. Vamos protestar até que os direitos dos trabalhadores sejam preservados”, acrescenta João Fukunaga.

O SEEB JGS E REGIÃO SC: Estamos disponibilizando o Departamento Jurídico do SEEB JGS E REGIÃO SC, para os eventuais casos de funcionários descomissionados dentro das agências da Base Sindical.

   

FONTE: SEEB SP COM SEEB JGS E REGIÃO SC.

  

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2336 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos