Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 26 DE JULHO DE 2022.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110274)07-22

NEGOCIAÇÃO COM FENABAN APONTA PARA AVANÇOS NO TELETRABALHO.

Campanha Salarial Dos Bancários 2022: Quarta Rodada de Negociação abordou Teletrabalho.

Na mesa desta terça-feira 26, a quarta Rodada de Negociação da Campanha Nacional dos Bancários, o Comando Nacional dos Bancários apresentou as Reivindicações da Categoria para a melhoria do Teletrabalho, e a FENABAN (Federação dos Bancos) declarou interesse em avançar na construção de uma cláusula sobre o tema, comprometendo-se a apresentar uma proposta nas próximas reuniões.

“Apresentamos nossas Reivindicações sobre a importância do controle da jornada, para que de forma alguma o Teletrabalho resulte em aumento das horas trabalhadas, com extrapolação da jornada. Também destacamos que o direito à desconexão é fundamental”, informa a Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das Coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que representa a Categoria na Mesa com a FENABAN.

“Apresentamos ainda a Reivindicação de que os Bancos promovam a capacitação permanente dos Trabalhadores, mantendo-os atualizados com as novas tecnologias e com as rápidas inovações no setor; que os Bancos arquem com os custos das certificações e da capacitação para mudança de área, em caso de reestruturações”, acrescenta Ivone.

Outro ponto ressaltado pelos Representantes dos Trabalhadores foi a preocupação com a saúde dos Trabalhadores. “A preocupação com a saúde mental e a conquista de um ambiente de trabalho saudável perpassa todo o debate. É uma preocupação para os Trabalhadores no Presencial, no Teletrabalho, em todos as Áreas do Setor Bancário”, diz a Dirigente.

O Comando enfatizou ainda a importância da ajuda de custo no Teletrabalho. E a necessidade de garantir o acesso dos Sindicatos a esses trabalhadores que estão em Home Office.

Segundo pesquisa feita pela própria FEBRABAN, a expectativa dos Bancos é que em 2022 apenas 41% dos Trabalhadores das áreas internas trabalhem presencialmente, e 59% em modelo de Teletrabalho Total ou Híbrido. “Então é urgente que a gente tenha uma cláusula mais abrangente sobre o Teletrabalho, que leve em consideração ajuda de custo, fornecimento de itens de escritório, com respeito à ergonometria”, ressalta Ivone.

Outro destaque feito pelo Comando foi a necessidade de garantir o acesso dos Sindicatos aos Bancários que trabalharem de casa. “É fundamental que o Movimento Sindical tenha acesso a esses Trabalhadores, para que eles participem de eleição de Cipas, de assembleias... Para isso precisamos ter canais de comunicação com os Bancários que trabalham de casa, um contingente cuja tendência é aumentar, segundo a própria FENABAN”, acrescenta.

A próxima Rodada de Negociação entre COMANDO e FENABAN será na quinta-feira 28 e debaterá as Reivindicações sobre o tema Segurança.

CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÕES:

Quinta-feira, 28 de Julho: Cláusulas Sociais e Segurança Bancária.

Segunda-feira, 1º de Agosto: Saúde e Condições de Trabalho.

Quarta-feira, 3 de Agosto: Cláusulas Econômicas.

Quinta-feira, 11 de Agosto: Continuação das Cláusulas Econômicas.

 VEJA COMO FORAM AS RODADAS ANTERIORES:

Primeira Rodada: Bancários e Fenaban definem temas e calendário das mesas de negociação.

Segunda Rodada: Em mesa com Fenaban, trabalhadores reivindicam fim das demissões e da terceirização.

Terceira Rodada: Negociação com Fenaban conquista avanços no combate ao assédio sexual.

 

FONTESEEB SP.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

180 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos