Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 31 DE JANEIRO DE 2022.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110193)01-22

SINDICATOS PRESSIONAM E SANTANDER AVANÇA NOS PROTOCOLOS CONTRA COVID.

Depois dos Representantes dos Funcionários pressionarem o Santander para cumprir os Protocolos, com vários surtos de casos de COVID dentro de suas agências o Banco avançou em algumas reivindicações, mas ainda faltam outras.

VEJA AS MEDIDAS QUE O BANCO ATENDEU:

 ·         Nenhum Funcionário deve trabalhar com qualquer sintoma relacionado à Covid-19 ou Gripe. Nos primeiros sinais, deve se afastar imediatamente, contatar o Médico (preferencialmente a Telemedicina), informar o Gestor e se submeter ao teste.

·         O afastamento foi reduzido para 10 dias, conforme Portaria e novas recomendações médicas, no entanto, o retorno só se dará caso o Trabalhador esteja há 24 horas sem tomar medicação antitérmica e sem sintomas. Caso ainda esteja com sintomas, deve procurar o Médico e o retorno dependerá de orientação médica neste sentido. O Movimento Sindical continuará monitorando as orientações técnicas e científicas nesse sentido e, se preciso, procurará o Banco novamente.

·         Desde o início do ano já foram emitidos 2 novos comunicados com orientação aos Funcionários e mais um deve sair nos próximos dias. O Banco atendeu o pedido do Movimento Sindical de reforçar a comunicação interna de orientação.

·         Quanto à Sanitização, o Banco informou que todas as equipes de Limpeza têm sido reforçadas e que as limpezas são diárias em todos os locais. Informou também que é feita com produtos específicos para eliminar os vírus. No protocolo de higienização consta a limpeza de mesas, cadeiras, teclado, ATMS, portas, piso, banheiros e todos os objetos da agência. A COE reforçou a necessidade de aumentar a regularidade das limpezas, e nos locais onde não estejam sendo feitas, os trabalhadores devem acionar o Sindicato.

·         Ressarcimento de Testes de Farmácia: atendendo ao pedido do Movimento Sindical desde o início da pandemia, o Banco tem ressarcido os Testes Rápidos. Para ter o ressarcimento, os Gestores devem informar ao Banco todos os Contatantes e Suspeitos, que imediatamente deverão receber um QRcode para ser utilizado na Farmácia mais próxima. Este procedimento consta na Intranet e está disponível para todos os Funcionários.

 MEDIDAS QUE O BANCO NÃO ATENDEU:

 ·         O Banco permanecerá mantendo o contingente de Trabalhadores no presencial, baseado na necessidade do negócio e da produtividade. A COE reiterou o pedido para que o Santander reveja este posicionamento, pois aglomerações aumentam o risco de transmissão e da também a sensação de insegurança dos Trabalhadores.

·         O Banco informou que não há critérios definidos para fechamento de agências, que cada local e situação é avaliado individualmente. O Movimento Sindical apontou que isto é um grande problema, pois a falta de critério tem gerado dúvidas e dificulta a fiscalização, e que com mais de 2 anos de pandemia é urgente que o Banco defina e divulgue os critérios.

·         Definição de Contatantes: o Santander tem seguido as novas medidas implementadas pelo Ministério da Saúde, que define Contatantes como pessoas que tiveram contato com casos confirmados a menos de 1 metro e por mais de 15 minutos, com o uso inadequado das máscaras. O Banco informa que, em casos de dúvidas da metragem e do tempo, o trabalhador deve ser afastado também e se submeter ao Teste. O Movimento Sindical deixou claro ao Banco que discorda deste critério, pois há fragilidade e dificuldade de aferir quanto tempo os Trabalhadores ficaram em contato uns com os outros.

 

FONTE: SITE FEEB SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

466 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos