Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 23 DE JULHO DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110102)07-21

“APONTAMENTO DE CONDUTAS ”POR PQV É NOVO TERROR DOS EMPREGADOS NA GESTÃO PEDRO GUIMARÃES.

O chamado “Apontamento de Condutas” é a mais nova ferramenta da gestão de terror implementada na Caixa sob a Direção de Pedro Guimarães. O Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Apcef/SP têm recebido denúncias dos Empregados de que esse instrumento vem sendo aplicado para o Descomissionamento sem direito à incorporação, em decorrência de “falhas comportamentais” ou “baixo desempenho” previstos no normativo CR 444, que trata do chamado Programa de Incentivo às Práticas de Vendas Qualificadas (PQV).

“O prejuízo ao Empregado é enorme. O Descomissionamento por Justo Motivo não dá direito à incorporação de função, que foi mantida graças à ação judicial das Entidades”, destaca o Dirigente da Apcef/SP André Sardão. Ele explica que o “Apontamento de Condutas”, previsto no método chamado PQV, não retira função por produção – o que também vem ocorrendo no Banco –, mas sim por “absurdos como mau humor, reclamação de cliente ou apontar o dedo.”

Quando a gestão Pedro Guimarães publicou o PQV, os Sindicatos e a Apcef/SP alertaram para os riscos de sua aplicação, conforme avaliação da assessoria jurídica da Apcef/SP, e os Representantes dos Empregados na Mesa de Negociação reivindicaram sua revogação.

“Desde o início, era evidente que a aplicação do instrumento poderia ocorrer de forma persecutória e arbitrária, e por isso reivindicamos sua suspensão. Os relatos que estamos recebendo confirmam esta previsão, já que os Empregados estão sofrendo apontamentos sem ter a possibilidade de apresentar defesa”, explicou o Diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “As condutas indicadas como ‘falhas comportamentais’ são absurdas e o seu julgamento, completamente subjetivo. Como é possível que o Empregado se mantenha de bom humor o tempo todo? Ou que nunca haja reclamações de clientes, uma vez que as causas dessas reclamações são justamente o sucateamento imposto pela própria empresa?”, questiona Leonardo Quadros.

Conforme as denúncias recebidas, está sendo determinada a aplicação do chamado “apontamento de condutas”, que substituiu o MO de Descomissionamento por Justo Motivo, e não está sendo oferecido aos Empregados a oportunidade de apresentar esclarecimentos ou defesa.

As Entidades continuam cobrando da Caixa a suspensão do normativo CR444. E os Dirigentes Sindicais orientam os Bancários a continuarem denunciando a prática.

Caso sofra ameaça de punição pela aplicação do normativo, entre em contato com seu Sindicato.

 

FONTE: SEEB SP.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

973 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos