Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 11 DE JUNHO DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (11073)06-21

 MOVIMENTO SINDICAL BANCÁRIO E FEBRABAN, COBRAM PRIORIDADE DA VACINA DA COVID-19 PARA OS BANCÁRIOS.

Bancários de todo o Brasil estão pedindo ao Governo a inclusão da Categoria na lista de Prioridades da Vacina Contra a Covid-19. O pleito tem apoio da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e deve ser discutido em Reunião com o Ministério da Saúde nos próximos dias.

A inclusão dos Bancários nos Grupos prioritários do PNI (Plano Nacional de Imunização) foi solicitada ao Governo Federal pelas Entidades Sindicais Bancárias de todo o País.

Em ofício enviado ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os Bancários afirmam que “esta importante atividade não teve seus serviços interrompidos em nenhum momento desde a decretação da pandemia do Novo Coronavírus e seus serviços de atendimento ao público, inclusive aos beneficiários das políticas públicas de caráter social, seguem em operação, entretanto, registrando filas e aglomerações dentro e fora das unidades bancárias”.

A Categoria também cita um estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) que aponta uma alta de 183% nos desligamentos por morte registrados entre os Bancários na pandemia. Segundo a pesquisa, eram 18,33 óbitos em média por mês no 1º trimestre de 2020 e 52 entre janeiro e abril de 2021. A FENAE (Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal) ainda diz que 70% dos Bancários ouvidos em pesquisa realizada em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) atuam em agências com pouca ventilação e precisam manter contato próximo com colegas e clientes. Por isso, a FENAE também tem pedido vacinas e medidas de prevenção à covid-19 à Diretoria da Caixa Econômica Federal, que é a pagadora do auxílio emergencial.

Para o Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC, Sr. Odilon Fernandes, “a categoria foi considerada essencial desde o início da pandemia e nunca parou, mas não é prioritária para a vacinação”, concordando plenamente com o Presidente da FENAE, Sr. Sergio Takemoto, que pensa da msma forma.

FEBRABAN: O pleito dos Bancários tem apoio da FEBRABAN. A Federação ajudou a articular uma Reunião da Categoria com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, e com o Secretário Especial de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo. O encontro ocorreu na 2ª feira (07.jun.2021).

O Presidente da FEBRABAN, Sr. Isaac Sidney, também participou da Reunião com a Secretaria de Trabalho. Ele disse ao Poder360 que vem discutindo o assunto com as autoridades responsáveis porque os Bancários atendem mensalmente milhões de pessoas.

“Com o avanço da campanha de vacinação nas Categorias Prioritárias e a Política de Entrada Gradual, no Programa Nacional de Imunização, de trabalhadores de atividades essenciais, a FEBRABAN entende que é oportuno o ingresso dos Bancários do País na relação dos Trabalhadores a serem vacinados”, afirmou o Presidente da FEBRABAN.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

655 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos