Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 18 DE MAIO DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (11057)05-21

 SANTANDER CORTA SALÁRIOS E AFRONTA JUDICIÁRIO BRASILEIRO.

O Banco Espanhol, em mais uma demonstração de absoluta falta de civilidade e respeito para com os Bancários Brasileiros, responsáveis pela maior fatia do Lucro Global da Empresa, cortou 55% do salário de mais de 40 Dirigentes Sindicais Bancários, Cipeiros e Trabalhadores em Estabilidade Provisória que ingressaram com Ações Judiciais de Sétima e Oitava Horas, garantindo assim o direito de receber pelas horas extras realizadas.

O Banco fez uma interpretação distorcida das sentenças e retirou a Gratificação de Função destes Bancários, o que configura prática Antissindical, um ataque ao direito de buscar a Justiça, além de desrespeito à Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria e também à Convenções Internacionais.

Salário é verba alimentícia, para a subsistência, e a não redução salarial é um princípio do direito trabalhista já consolidado na Legislação Brasileira. Ao cortar salários em mais da metade, atacando a livre Organização Sindical e o direito dos Trabalhadores de cobrarem seus direitos na Justiça, o Santander atenta contra direitos humanos fundamentais, em verdadeiro atraso civilizatório.

Diante do corte arbitrário e desumano dos seus salários pelo Santander, Bancários atingidos pela medida entraram na Justiça e conquistaram Liminares e Sentenças, em primeira instância, determinando a retomada do pagamento da Gratificação de Função, sob pena de multa diária em caso de descumprimento. Entretanto, o Santander tem protelado o devido pagamento.

Ao não respeitar o determinado pela Justiça, além de evidenciar abuso da sua condição de Empregador e do seu poder econômico, o Santander ataca o Judiciário Brasileiro. Temos certeza que o Santander não teria a mesma postura em relação ao Judiciário da Espanha. O Santander, mais uma vez, a exemplo da forma recorrente com que desrespeita acordos firmados com a Representação dos Bancários, deixa claro os diferentes níveis de respeito e civilidade que o Grupo Espanhol possui em relação ao Brasil, sendo o País responsável pela maior fatia do lucro global, e a Matriz na Espanha.

Para além das ações individuais que questionam o corte da Gratificação de Função, o Movimento Sindical Bancáio estuda ingressar com denúncias contra o Santander em Organismos Internacionais por desrespeito aos Direitos Humanos e prática Antissindical.

 

FONTE: SEEB SANTOS.                                                                                                                                                                                                                                                

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES.

734 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos