Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 29 DE ABRIL DE 2021.

  INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (11047)04-21

PEDRO GUIMARÃES ATACA DIREITO DOS EMPREGADOS E QUER DESCONTAR GREVE.

Em mais um ataque da gestão da Caixa Econômica contra o direito de organização de seus Empregados, os Bancários que aderiram a paralisação da última terça-feira (27), decidida em Assembleia da Categoria tiveram o dia descontado. O desconto é considerado prática Antissindical e contraria decisão cautelar do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Segundo relatos dos Empregados de todas as áreas, a Direção da Caixa orientou que as chefias marquem o dia dos Bancários como “D” no Ponto Eletrônico, o que corresponde a falta não justificada e, assim, passível de desconto. O Dirigente Sindical e Empregado da Caixa, Dionísio Reis, classifica a decisão do Banco como um ato de perseguição aos Empregados mobilizados, contrariando não só a Lei Trabalhista, mas também a decisão cautelar do TST proferida nesta semana.

“Não foi falta e muito menos injustificada. Tivemos uma grande adesão dos Empregados, de 30% a 40% dos Trabalhadores em agências na Base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região paralisaram os trabalhos, sinalizando as agências e informado a população os motivos do Estado de Greve decidido pela Categoria”, lembra Dionísio. Um grande contingente dos Trabalhadores em Home Office também paralisou as atividades, mas não é possível mensurar a quantidade, já que eles não registram ponto eletrônico.

CHANTAGEM E AMEAÇAS: O Sindicato apurou os métodos com os quais algumas chefias ameaçaram os Bancários para desmobilizar, sem sucesso, a paralização dos Trabalhadores.

Os Trabalhadores presencial tiveram o dia marcado como falta não justificada (Rubrica "D") e os Trabalhadores em Home Office tiveram seu trabalho interrompido no sistema para ser feito o mesmo registro e na sequência foram obrigados a assinar novamente o Termo de Responsabilidade da normativa 226, para retornar ao Teletrabalho depois de ter a falta registrada.

“É importante parabenizar a resistência e a organização dos Empregados contra o desmonte proposto pelo Presidente do Banco, Pedro Guimarães. Por isso, os Sindicatos e Federações Sindicais encaminharam um ofício a Pedro e tratará do tema na próxima reunião da CEE/Caixa, no próximo dia 5. Vamos buscar nossos direitos, se precisar até mesmo judicialmente, mas vamos manter o Estado de Greve decido por ampla maioria dos Empregados e fortalecer e luta”, finaliza Dionísio.

TST GARANTE DIREITO À GREVE: Na segunda-feira (26), o Ministro do TST, Maurício Delgado, proferiu uma Tutela Cautelar em defesa do direito de Greve dos Trabalhadores, mantendo um expediente mínimo de 60% na Caixa toda. No dia seguinte (27), a CONTRAF-CUT encaminhou Ofício ao Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, reforçando a decisão do TST e solicitando que a orientação de desconto dada para as chefias seja retirada.

Outra ação contra o desmonte da Caixa também foi protocolado nesta semana, desta vez pelo Presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (FETEC-CUT/CN), Cleiton dos Santos. Uma ação popular foi protocolada na Justiça Federal de Brasília contra o IPO da Caixa Seguridade, prevista para esta quinta-feira (29). Na ação popular, foram abordados diversos temas importantes, tais como o conflito de interesse na atuação da Caixa como intermediadora na venda das ações e a violação das normas da CVM que regulamentam a oferta pública de ações, prevista para começar nesta quinta (29).

 

FONTE: SEEB SP.                                                                                                                                                                                                                                           

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

725 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos