Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 20 DE ABRIL DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (11038)04-21

 CAIXA DESUMANIZA GESTÃO DE PESSOAS E TRANSFORMA EM GESTÃO DE RESULTADOS.

Em mais um ataque aos Trabalhadores, a Caixa está promovendo mudanças na Gestão de Pessoas que vão no caminho oposto ao que a área deveria tomar: desumaniza o tratamento aos Empregados, como se fossem números ou só valessem pelas vendas que fazem para aumentar os resultados. Um dos exemplos mais graves foi a redução da PLR Social (o estabelecido em Acordo Coletivo de Trabalho é a distribuição linear de 4% do lucro líquido, mas sem qualquer aviso ou negociação com os Trabalhadores, o Banco distribuiu apenas 3%), justamente num momento em que os Bancários da Caixa se ocupam de uma tarefa social das mais importantes hoje para o País: o pagamento do Auxílio Emergencial em meio a uma crise humanitária. Mas há ainda outros exemplos.

Recentemente a gestão de pessoas, com o conhecimento de Vice-diretora da área, revogou Normativos inteiros sem qualquer discussão com os Empregados, entre eles o regramento das Férias e o Apip (que prevê cinco folgas ao ano que podem ser usufruídas ou pagas aos Trabalhadores). “São conquistas dos empregados da Caixa, que vieram após muita Mobilização e Negociação em Mesa, e estão previstas no nosso Acordo Coletivo de Trabalho. Estamos estudando a medida juridicamente e vamos questionar o Banco. Esses Normativos são fruto da Negociação Coletiva e qualquer supressão ou mudança teria de ser negociada com os Sindicatos. Ao revogar esses normativos, o Banco desvaloriza conquistas históricas e o diálogo com os Trabalhadores”, destaca Dionísio Reis, Diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e Bancário da Caixa.

A desvalorização dos Empregados passa ainda por medidas que o Banco só não levou a cabo porque encontrou resistência do Movimento Sindical Bancário, como condicionar o pagamento de 1 delta ao desempenho do Bancário na GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas). “A gestão de pessoas pressionou para que o delta só fosse dado a quem tivesse um bom posicionamento na GDP, ou seja, queriam vincular o pagamento ao cumprimento de metas. Mas na negociação conseguimos barrar essa medida e conquistamos o pagamento de 1 delta a todos os Empregados”, lembra Dionísio. Outra medida barrada pelo Movimento Sindical Bancário foi a de direcionar Gestores aos sábados para agências fechadas do Banco, durante a primeira fase de pagamento do auxílio emergencial, em 2020. “Queriam que os Gestores fossem para agências com grandes demandas e que estavam fechadas aos finais de semana, como a de Guaianazes, para esclarecer a população que estava atrás do benefício. Ou seja, pretendiam colocar o Empregado diante de uma situação muito delicada. Que gestão de pessoas faz algo assim?! Protestamos e nos posicionamos em Mesa e conseguimos reverter mais essa decisão desastrosa”, conta o Dirigente.

REDUÇÃO DAS GIPES: O descaso com que o Banco trata seus Empregados tem consequências na própria Gipes, que está sendo esvaziada e centralizada. “A Gipes em São Paulo contava com 80 empregados, e agora tem apenas 20. Reduziu a equipe a tal ponto que ela não consegue mais responder às demandas dos Bancários. Em outros estados, as Gipes foram desmontadas e suas funções foram centralizadas em Brasília. E essa centralização contribui para a desumanização porque a Gipes de Brasília enxerga pessoas como números, pratica uma gestão financista. Foi a Gipes em Brasília que praticou a redução da PLR Social, por exemplo”, denuncia o Dirigente. Ele destaca ainda que a Gipes é a área do Banco responsável pela Negociação com os Empregados, e seu esvaziamento também é uma forma de desqualificar o canal negocial com os Trabalhadores.

PLENÁRIA NO DIA 20: “A Caixa, um Banco que cumpre um Papel Social tão importante para o País, está se tornando uma Empresa desumana. E a única forma de enfrentarmos isso é com a Mobilização Coletiva, que nos une, nos dá uma perspectiva solidária e nos fortalece para lutarmos contra tantos ataques. Por isso convidamos os empregados a participarem da plenária estadual virtual que acontece nesta terça-feira, dia 20, às 19h”, conclama o Dirigente. A plenária (o link será divulgado no Site SEEB SP - https://spbancarios.com.br) debaterá a redução da PLR Social e a luta contra a Privatização da Caixa, dentre outros assuntos. Os Empregados podem enviar sugestões por meio de Formulário acessando o Link: https://spbancarios.com.br/04/2021/caixa-plenaria-de-mobilizacao-dia-20.

 

FONTE: SEEB SP com edição SEEB JGS E REGIÃO SC.                                                                                                                                                                                                                                             

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

719 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos