Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 15 DE ABRIL DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (11030)04-21

FENABAN VAI APRESENTAR PROPOSTA DE PROTOCOLO CONTRA COVID.

Diante do aumento de mortes e contaminações, Sindicatos cobraram e Bancos assumiram compromisso de apresentar uma proposta de protocolo mínimo de segurança a ser adotado em todo País

Os números de contaminações e mortes por covid-19 continuam crescendo no País. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou novo recorde de mortes na última segunda-feira 12: a média móvel de óbitos chegou a 3.125, a pior já registrada, superando a de 1º de abril (3.119). “Diante desse quadro, que continua piorando, cobramos mais uma vez dos Bancos que adotem medidas mais rigorosas de segurança para proteger a Categoria. E a FENABAN concordou em apresentar uma proposta de protocolo mínimo a ser adotado em todo o País”, informa a Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que representa a Categoria Bancária na Mesa de Negociação com a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN). A Mesa de Negociação foi na tarde desta segunda-feira 12. A Dirigente destaca que um protocolo nacional mínimo é fundamental para a segurança dos Trabalhadores neste momento de agravamento da pandemia e resulta também em maior transparência por parte dos Bancos. “Os Bancos não adotam um protocolo único, e muitos nem informam aos Sindicatos quais medidas estão adotando para proteger seus Funcionários. Um protocolo mínimo, seguindo as recomendações da OMS, unificaria as ações e daria a transparência devida a esse processo que é da máxima importância hoje para a vida dos Bancários e seus Familiares”, acrescenta Ivone.

SUSPENSÃO DAS VISITAS: Na Mesa desta segunda, que discutiu medidas contra o coronavírus, os Sindicatos voltaram a cobrar dos Bancos que suspendam as visitas a clientes neste momento. A FENABAN voltou a afirmar que os Bancos estão orientando os Gestores a não mandar os subordinados a visitas, mas os Sindicatos reforçaram que isto não é suficiente, e que o ideal é que as visitas sejam suspensas na pandemia. Os Representantes dos Trabalhadores também voltaram a cobrar reivindicações já apresentadas em Mesas anteriores: Ampliação do home office; Adoção de rodízio nas agências (com equipes se alternando semanalmente no trabalho presencial); Instalação de painéis de acrílico para atendimento a clientes; Distribuição de máscaras N95 (PFF2) e de face shield; Campanha de vacinação contra a H1N1; Empenho da FENABAN na inclusão da Categoria Bancária como um dos Grupos Prioritários no Plano Cacional de Vacinação contra a Covid-19.

HIGIENIZAÇÃO: Os Sindicatos reivindicaram também a higienização semanal das agências, e a FENABAN respondeu que isso pode ser incluído na proposta de protocolo mínimo de segurança.

EMISSÃO DE CAT: Outra reivindicação foi a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) aos Bancários contaminados pelo coronavírus. “Essa questão ficou de ser debatida na Mesa Temática de Saúde”, informa Ivone.

SEQUELAS: Os Representantes dos Trabalhadores também reivindicaram que os Bancos acompanhem e produzam relatórios sobre Bancários que adoeceram de Covid e apresentam sequelas da doença.

 

FONTE: SEEB SP com edição SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

817 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos