Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 11 DE MARÇO DE 2021.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10995)03-21

 REUNIÃO FENABAN SOBRE COVID 19.

Na tarde de quinta-feira (05/03/21), a Mesa de Negociação da CONTEC voltou a se reunir, por videoconferência, com a Mesa da FENABAN, para debater sobre medidas para enfrentamento da segunda onda de covid-19.

O Presidente da CONTEC, Dr. Lourenço Ferreira do Prado, começou a reunião pedindo um minuto de silêncio em homenagem ao Sindicalista MANOEL ROBERTO SANTIAGO (LOLO), que foi Presidente do Sindicato dos Bancários de Jaú (SP).

Na sequência, o negociador da FENABAN, Dr. Adauto Duarte, lembrou que hoje faz um ano que a pandemia atingiu o País, que hoje passa por uma crise grave. Em resposta ao pedido da CONTEC de suspensão de atendimento presencial nas localidades em que não há leito de UTI disponível, o negociador da FENABAN informou que em reunião com o Ministério Público, recebeu pedido para retornarem com o trabalho presencial nas agências e aumento do horário de funcionamento, sob alegação de que haveria clientes que não estariam habilitados a operarem os aplicativos. Disse que registrou que desde o início da pandemia as Entidades Sindicais e a FENABAN buscaram calibrar adequadamente a prestação de serviços presenciais com a necessidade do público. Registrou ainda que, atualmente, os conhecimentos atuais a respeito dos processos de higienização e segurança da saúde permitem reduzir o período de interrupção do funcionamento de unidades em que algum trabalhador teste positivo. Diz que o período de duração da pandemia já permitiu a realização de auditoria de protocolos. Destaca que a FENABAN está disponível para discussão e busca de soluções de problemas decorrentes da pandemia. Disse que, apesar dos pedidos do Ministério Público, a FENABAN vem observando os horários de atendimentos previstos na Circular BACEN 3.991, de 19.03.2020. Alegou que os Bancos vêm adotando o distanciamento mínimo recomendado pelos Órgãos de saúde e retomando o Home Office para os Trabalhadores que haviam retornado ao trabalho presencial. Informou que, em razão das características de pagamento do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal divulgará os horários de atendimento que praticará. Garante que os Bancos irão assegurar as proteções disponíveis para proteger a saúde dos Bancários. Os Dirigentes da CONTEC pediram ser informados sobre o rol de locais em que membros do Ministério Público pediram o retorno ao trabalho presencial e aumento do horário de trabalho, o que ficou de ser fornecido pela FENABAN. Os Dirigentes da CONTEC registraram que o pedido dos procuradores é equivocado, uma vez que o Estado Brasileiro não está assegurando a estrutura mínima para atendimento os acometidos de Covid. A FENABAN foi questionada ainda sobre o procedimento a ser adotado por Bancário que reside os pais que foram acometidos por Covid, ao que o negociador respondeu que, por se caracterizar como suspeito de estar infectado por Covid, deve ligar para o gestor da unidade e pedir orientação de como proceder. Indagado a respeito do pedido da CONTEC de garantia de emprego durante a pandemia, o negociador da FENABAN informou que prefere debater a questão em reunião específica para esse fim. Ao final da reunião, as partes elogiaram os Bancários e aos Profissionais da Saúde que se encontram na linha de frente, além de renderem homenagem às Mulheres pelo mês a elas dedicado.

 

FONTE: CONTEC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2007 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos