Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 23 DE NOVEMBRO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10910)11-20

 REUNIÃO PARITÁRIA BIPARTITE CONTEC/FENABAN.

A Comissão Paritária Bipartite CONTEC/FENABAN esteve reunida na ultima sexta-feira (20), por videoconferência com a participação de 31 pessoas, entre representantes dos Bancos, Federações, Sindicatos e Diretoria da CONTEC. Por algumas horas, o grupo se concentrou nos assuntos voltados à continuidade das ações e procedimentos para combater a proliferação da pandemia do novo Coronavírus.

A comissão CONTEC destacou a preocupação com a saúde de milhares de Bancários, que seguem na linha de frente do COVID 19. Foi cobrado um reforço nas ações de limpeza, sanitização e desinfecção das agências assim como a adoção de padrões unificados e protocolos, que garantam rotinas mais seguras dentro das unidades.

Os representantes da CONTEC destacaram ainda a necessidade de seguir debatendo medidas mais severas de segurança como: a “proibição” de confraternizações de fim de ano e a ampliação da oferta de serviços psicológicos dentro do Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO) para àqueles Bancários, que foram acometidos pela doença, já que muitos estão registrando crises de ansiedade, pânico, depressão, entre outros sintomas decorrentes de doenças mentais.

A CONTEC pediu ainda que os Bancos reforcem a solicitação, junto às empresas de limpeza, de uma maior frequência da assepsia dos ambientes de trabalho, inclusive com uso de equipamentos mais modernos como bombas com produtos específicos de sanitização. Segundo os representantes dos trabalhadores, há relatos de Entidade de Base de que houve “um relaxamento” dos protocolos como o distanciamento na organização das filas nas agências e a disponibilidade de álcool gel.

A CONTEC lembrou que no CCT FENABAN há pelo menos três Cláusulas relacionadas à saúde – 10, 45, 65 e 69 – que precisam ser sempre lembradas nesse período de pandemia. Destacou ainda a cláusula 69, que prevê negociação permanente para tratar do tema COVID 19.

A possibilidade da segunda onda da pandemia também foi um dos focos no debate. No entanto, a Comissão Bipartite Paritária foi unânime que é necessário precaução, prevenção e cautela para que vidas sejam salvas.

A FENABAN disse que está à disposição de todas as Entidades e se colocou para resolver os problemas graves identificados. O entendimento é de que o momento exige uma atuação rápida e tomada de medidas imediatas.

Em relação às vacinas, a FENABAN disse que está acompanhando de perto o desenrolar das pesquisas e a comprovação de eficácia.

Nova reunião da Comissão Paritária Bipartite de saúde FENABAN CONTEC será marcada em breve. 

 

FONTE: CONTEC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2156 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos