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Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 18 DE AGOSTO DE 2020.

  INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10807)08-20

RESULTADO REUNIÃO CAIXA DE 17/08/20 - CAMPANHA SALARIAL DOS BANCÁRIOS 2020.

Foi realizada segunda-feira (17/08/20), na parte da tarde, a Reunião on-line de negociação da Campanha Salarial Dos Bancários 2020 entre CONTEC e a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

Por parte da CAIXA, estava coordenando os trabalhos a Gerente de Relações Trabalhistas Mychelly Rodrigues Braga, e por parte da CONTEC, a Diretora Rumiko Tanaka. Representando a Federação dos Bancários de Santa Catarina e seus 14 sindicatos filiados, participou o Secretário de Comunicação Social do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, e Funcionário da Caixa, Jairo Da Conceição Junior.

A pauta da reunião foi Igualdade de Oportunidade, Violência Contra a Mulher e Cláusulas Sociais.

Após a abertura dos trabalhos pela Sra. Rumiko, a Sra. Clarissa Corrêa de Carvalho fez a apresentação de um painel mostrando um comparativo atual sobre as atuações de homens e mulheres em funções Gerenciais e Não Gerenciais na Caixa, e completou que esta disparidade que já foi muito grande, hoje diminuiu muito, chegando até a ser de meio a meio em algumas situações. Mas que quando olha-se especificamente para as funções de Gerência Geral, esta disparidade ainda continua muito grande por uma série de fatores, tais como: cultura local, machismo, desinteresse de algumas mulheres pelo fato de ter de assumir a nova função trazer maiores responsabilidades que atrapalham a maternidade, bem como a vida familiar (inclusive muitas respondem nas pesquisas que tem interesse numa promoção, mas não no momento, por ainda terem filhos pequenos), dentre outros. Ela falou também que estas, e outras informações podem ser acessadas no blog da Liderança Feminina na intranet.

A Sra. Tanaka fez um pedido para incluir em um aditivo cláusula que verse sobre a prevenção da violência contra a mulher, ou que seja incluído na parte de gestão de conflitos.

Em relação ao questionamento feito na reunião anterior pelo Movimento Sindical sobre o horário de atendimento ao público nas agências da Caixa ser dás 8:00h da manhã às 14:00h, esta manifestou-se em 14/08/20 informando um novo horário de funcionamento nas agências dás 8h às 13h, a partir desta terça-feira (18).

SEEB JGS E REGIÃO SC: Depois do pedido feito pelo Movimento Sindical Bancário em Reunião realizada na quarta-feira (12), por videoconferência, a Caixa anunciou na sexta-feira (14) um novo horário de funcionamento nas agências dás 8h às 13h, a partir desta terça-feira (18).

O Movimento Sindical Bancário pediu o retorno das agências ao horário de atendimento normal. Da forma que está, os empregados têm extrapolado e muito a jornada ficando estafados. O Banco respondeu que não será possível voltar o horário das agências ao normal, porque a população vai cedo para a porta das agências o que pode geral algum tumulto. Mas, aceitou diminuir o tempo de atendimento, informa o Presidente do Sindicato, Sr. Odilon Fernandes.

Sobre os PCDs, o Movimento Sindical Bancário informou que se preocupa muito com o fato daqueles contratados a partir julho de 2019 não possuírem o Saúde Caixa. A Diretoria da Caixa disse que tem investido em tecnologias para que estes possam desenvolver um bom trabalho, através de softwares, adaptações do ambiente e mobiliários. Bem como o reenquadramento daqueles que por algum motivo, passam a ter algum problema que requeira o uso de equipamentos especiais, tais como, mouses anatômicos.

SAÚDE CAIXA: Para a CEBNN/CONTEC, a Caixa precisa urgentemente promover a inclusão dos novos admitidos ao plano de saúde caixa.  Só em 2019, foram aproximadamente 1800 novos contratados (PCDs), que estão sem plano de saúde. A Comissão Caixa ficou de apresentar uma resposta.

CLAUSULAS SOCIAIS: A CEBNN/CONTEC solicitou a renovação das clausulas sócias do acordo coletivo 2018/2020 com o aprimoramento de algumas cláusulas. A Comissão Caixa informou que trará respostas sobre as cláusulas na próxima reunião agendada para dia 19, quarta-feira.

INTERVALO DE ALMOÇO: Um dos pontos muito reivindicados pelos empregados com jornada de 8 horas foi do intervalo de 30 minutos para refeição, ficando a critério do empregado.  Com relação ao tema a Caixa informou que está sensível a esta questão e trará uma redação na próxima reunião.

JORNADA DOS PRESTADORES: Cobrada sobre as questões discutidos na última reunião sobre a redução da jornada dos prestadores, de 8 para 6 horas, a Caixa informou que para os casos em que já houve a renovação dos contratos não será possível neste momento voltar atrás. No entanto, a comissão CAIXA destacou que as agências já foram comunicadas e, em havendo necessidade já foi autorizado pagamento de horas extras aos prestadores. Quanto aos contratos que ainda não foram alvo de renovação, a Caixa manterá a situação até o mês de outubro quando fará nova avaliação.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Outro ponto com avanço para os empregados, após cobrança da Comissão CONTEC na última reunião de negociação, foi a redução no horário de atendimento, que ainda deverá ser comunicado passando a ser de 8 às 13 horas, com redução de uma hora. Também foi solicitado que não houvesse mais abertura de agências aos sábados e feriados. Apesar do anúncio da redução do horário, a CEBNN/CONTEC pediu que a Caixa voltasse o início do atendimento para as 10 horas, mantendo a redução de uma hora no atendimento ao publico, haja vista que o empregado tem entrado mais cedo no trabalho, mas continua saindo tarde, com jornada excessiva diariamente. A Comissão dos Empregados cobrou da Caixa controle dos horários estabelecidos para atendimento ao público, visto que em muitas unidades o atendimento só termina quando acabam as filas, ocorrendo extrapolação da jornada de trabalho e atendimento.

VISTORIA VIRTUAL: Foi apresentado também pela Caixa, a pedido dos profissionais da área de engenharia, todo o material relativo a VISTORIA VIRTUAL, que a empresa vem realizando e aprimorando com a ajuda dos profissionais da área. A ação é um pleito dos engenheiros da Caixa, considerando principalmente o momento de pandemia, onde são muitas as áreas de risco a serem visitadas; além da dificuldade de locomoção e outros pontos importantes a serem considerados para que haja o bom êxito das atividades com segurança e qualidade.

CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÃO – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:

19/08/20 – Saúde Caixa.

Horário: 11 h às 13 h.

24/08 a 28/08/20 – Cláusulas pendentes e Finalização da Revisão do ACT.

Horários a definir.

A Caixa praticamente não apresentou respostas às nossas reivindicações, e os avanços são mínimos, o que é extremamente grave tendo em vista o avanço da Campanha Nacional dos Bancários 2020. Cobramos dos representantes do Banco uma posição sobre a pauta que apresentamos, incluídas questões como PLR e Saúde Caixa. Reforçamos nosso posicionamento de manter as cláusulas sociais e avançando nos direitos como, por exemplo, a redução de tarifas e juros, o que se aplica aos empregados da ativa e aposentados”, relata Leonardo Quadros, Diretor da Apcef-SP.

A Caixa alega dificuldades com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para manter a PLR no formato conquistado pelos empregados e mantido nos últimos anos. Além disso, os representantes do Banco informaram que a Caixa deseja aplicar o parcelamento de férias em três períodos e intervalo de almoço de 30 minutos para a jornada de oito horas, conforme prevê a reforma trabalhista. O Banco alega que foi indagado pelo Ministério Público do Trabalho sobre estas questões, que seriam importantes para “flexibilizar” a jornada dos empregados.

“Além de não apresentar respostas às nossas reivindicações, a Caixa dá claros sinais de que pretende avançar contra as conquistas dos empregados. Não aceitamos nenhum direito a menos! Exigimos a nossa PLR e a PLR Social no formato conquistado! Cobramos o Saúde Caixa para todos, além de condições de trabalho adequadas e a justa valorização pelo nosso trabalho. Atacar os direitos dos empregados da Caixa, quando mais uma vez os trabalhadores dão um exemplo de compromisso com a sociedade, ao contrário do Governo Federal, é inadmissível! Mais do que nunca precisamos da mobilização de todos os empregados e empregadas. A Caixa 100% Pública e os nossos direitos estão seriamente ameaçados. Somente com a nossa união e mobilização venceremos mais essa batalha”, conclama o sindicalista Dionísio Reis.

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES: Os representantes dos trabalhadores enfatizaram que a Caixa foi o único Banco a não participar do Censo da Diversidade; tratou das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência (PCDs) nos locais de trabalho e suas reivindicações; lembrou que a contratação de PCDs foi fruto de ação judicial do Movimento Sindical; e destacou o fato de que a Caixa nunca apresentou qualquer proposta para combater o racismo estrutural, algo grave para um Banco que deveria ser pioneiro no tema, uma vez que precisa atender todas a Sociedade Brasileira, fortemente caracterizada por sua diversidade. Para os representantes dos empregados, o tema igualdade de oportunidades deve ser debatido permanentemente, e não apenas nas campanhas nacionais da categoria.

Por sua vez, a Caixa alegou que demorou a aderir ao Censo da Diversidade e que a adesão foi baixa. Porém, não citou qualquer ação do Banco para aumentar a participação dos empregados. O Banco também reconheceu que precisa avançar nas condições de trabalho para PCDs, uma vez que existe uma dispersão muito grande entre as chefias no tratamento dos empregados.

SAÚDE CAIXA: A Caixa confirmou para a quarta-feira 19 a realização de mesa de negociação específica sobre o Saúde Caixa, conforme reivindicado pela CEE/Caixa, e que prepara uma proposta para o tema.

JORNADA: Sobre a jornada de trabalho, a Caixa alegou que reduziu em uma hora o horário de fechamento das agências, ao invés de abrir uma hora depois, porque a maior parte dos atendimentos estaria concentrada no início do dia. Os representantes do Banco afirmaram que haverá ampla divulgação sobre a mudança de horário, que terá início na terça-feira 18.

RODÍZIO NAS AGÊNCIAS: Sobre o rodízio, a Caixa se comprometeu à mantê-lo e reconheceu sua importância para a proteção à saúde. Esclareceu ainda que os SEVs têm autonomia de realocar os empregados entre as unidades para garantir o rodízio, e serão orientados a atuar neste sentido.

SUPERLOTAÇÃO E COBRANÇA DE METAS: A CEE/Caixa ressaltou a preocupação com a orientação vinda do próprio VIRED de colocar a maior quantidade possível de pessoas nas agências, e os impactos para saúde dos empregados e da população. Questionou também a incongruência da cobrança de metas e a resposta oficial da empresa de que o atendimento presencial seria limitado aos serviços essenciais, reivindicando que a cobrança de metas em meio à pandemia de coronavírus seja revista.

A Caixa respondeu que os negócios devem ser feitos pelos empregados que estão em trabalho remoto, e não pelos que estão na agência. Entretanto, a CEE/Caixa esclareceu que, na prática, o que ocorre é o contrário. Que, pelo fato de estarem sendo cobrados por metas, os gerentes gerais não vão liberar empregados para atuarem em outras unidades, comprometendo o rodízio.

Os representantes dos empregados destacaram ainda que mudanças de sistemas e calendários em meio à pandemia, somadas à cobrança de metas, contribuem para piorar o clima nas unidades, que já é horrível. “Equilibrar um bom atendimento nas agências com a proteção à saúde dos empregados passa necessariamente pela não cobrança de metas neste momento. Cobramos respostas quanto à esta reivinidicação”, diz Leonardo Quadros.

Os sindicalistas enfatizaram que ainda que existem unidades que continuam convocando empregados do grupo de risco para o trabalho presencial, cobrando uma posição mais firme do Banco para que a orientação de manter o Home Office seja respeitada.

Por sua vez, a Caixa se comprometeu em reforçar as orientações para as unidades como a higienização adequada, respeito ao rodício, e Home Office para empregados do Grupo de RIsco.

TERCEIRIZADOS: Sobre a cobrança da CEE/Caixa para que o Banco se responsabilize pelos Terceirizados, assegurando que sejam afastados em caso de grupo de risco e suspeita ou confirmação de Covid-19, a Caixa alega que não pode intervir nos Terceirizados, mas que orienta as empresas prestadoras a avaliar o afastamento e que não pode garantir que os Terceirizados afastados não tenham o contrato de trabalho rescindido ou prejuízos na remuneração.

CALENDÁRIO:

A próxima Mesa de Negociação da Campanha Salarial dos Bancários 2020 será nesta terça-feira 18. Veja aqui o calendário das Mesas com a FENABAN.

• Dia 04/08 – FENABAN: Teletrabalho, Ultratividade, Garantia de emprego, Comissões temáticas.

• Dia 05/08 – BANCO DO BRASIL: Teletrabalho.

• Dia 06/08 – FENABAN: Emprego.

• Dia 07/08 – BANCO DO BRASIL: Emprego.

• Dia 07/08 – CAIXA FEDERAL: Teletrabalho.

• Dia 11/08 – FENABAN: Saúde e Condições de trabalho.

• Dia 12/08 – CAIXA FEDERAL: Saúde e Segurança.

• Dia 12/08 – BANCO DO BRASIL: Saúde e Segurança.

• Dia 13/08 – FENABAN: Igualdade.

• Dia 14/08 – FENABAN: Cláusulas Sociais.

• Dia 17/08 – BANCO DO BRASIL: Cláusulas Sociais.

• Dia 17/08 – CAIXA FEDERAL: Igualdade e Cláusulas Sociais.

• Dia 18/08 – FENABAN: Cláusulas Econômicas.

• Dia 19/08 – CAIXA FEDERAL: Cláusulas Sociais.

• Dia 20/08

• Dia 21/08

• Dia 25/08

• Dia 26/08

• Dia 27/08

• Dia 28/08

As datas sem temas definidos serão para discussão de outros assuntos e de pontos pendentes das Mesas Anteriores. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, as negociações serão feitas por videoconferência.

A DISTÂNCIA NÃO IMPEDE A LUTA!

Os Bancários poderão formalizar suas sugestões no decorrer de toda a Campanha Salarial dos Bancários 2020 e enviar para a CENTRAL DE ATENDIMENTO AO BANCÁRIO (CAB), no E-mail (contato@seebjgssc.com.br), ou se preferir através do WhatsApp (4799168-0102). As suas sugestões irão direto para o Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC, Sr. Odilon Fernandes.

Acesse a página de notícias CAMPANHA SALARIAL DOS BANCÁRIOS 2020 no Sitewww.seebjgssc.com.br e siga o SEEB JGS E REGIÃO SC no Twitter e Instagram no seguinte endereço eletrônico: SEEBJGSSC.

 

FONTE: SEEB SP com edição SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

 

 

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