Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 12 DE AGOSTO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10796)08-20

RESULTADO REUNIÃO FENABAN DE 11/08/2020 - CAMPANHA SALARIAL DOS BANCÁRIOS 2020.

A partir das 17h30 desta terça-feira (11), realizou-se, via remota/virtual, a quarta reunião entre a COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DA CONTEC e a COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DA FENABAN, para debate das reivindicações dos Bancários, objetivando manter os direitos convencionados na CCT vigente e agregar outros benefícios, para melhor qualidade de vida dos Trabalhadores e aperfeiçoar o atendimento da sociedade.

Na reunião foram debatidos temas de saúde e condições de trabalho, com insistência em alternativa para a manutenção dos Planos de saúde Pós-aposentadoria, especialmente durante este período de pandemia, negado pela FENABAN, que se dispôs a continuar tratando da questão em comissão temática. Debateu-se também a política de saúde e qualidade de vida, havendo a FENABAN se manifestado favorável à manutenção.  Quanto ao tema acidentes de trabalho, a FENABAN também se manifestou pela manutenção da cláusula nos termos da CCT vigente. A propósito da questão do afastamento por doenças superioras a 15 dias e períodos transitórios especiais de afastamento por doença, a FENABAN concordou com a renovação da cláusula 54 da CCT vigente, avançando com a supressão da exigência de que trata a alínea “c” do caput. A respeito da proteção à empregada gestante, a FENABAN concordou tão somente em levar o assunto para debate na Comissão de Prevenção de Conflitos.

 BANCÁRIOS NÃO ACEITAM RETIRADA DE DIREITOS TENTADA PELA FENABAN:

• Categoria apresentou propostas para preservar vida durante a pandemia

• Metas abusivas e pressão no ambiente de trabalho provocam doenças entre os Bancários

• Bancos querem retroceder conquistas que já existem na CCT

• Comando Nacional dos Bancários não aceitará retirada de direitos

Enquanto o COMANDO NACIONAL DOS BANCÁRIOS apresenta propostas para enfrentar os problemas de saúde dos Bancários, provocados pelas condições de trabalho, metas abusivas e a ameaça da pandemia, a FENABAN defendeu a retirada de direitos conquistados.

As propostas apresentadas pelo COMANDO NACIONAL DOS BANCÁRIOS foram feitas com base em consulta nacional feita este ano com quase 30 mil Bancários. Entre os apontamentos estão cansaço e fadiga produzidos por metas abusivas, cobranças excessivas, ansiedade, dores de cabeça entre outros males.

Durante a negociação foi proposto pelo COMANDO NACIONAL DOS BANCÁRIOS a permanência em Home Office de Bancários que coabitam com familiares em Grupo de Risco, bem como a testagem de todos os Bancários que estão em trabalho presencial.

METAS ABUSIVAS: As metas abusivas foram apresentadas pelos representantes da Categoria como responsáveis por inúmeras doenças, conforme confirmado pela consulta feita entre os trabalhadores. De acordo com dados apontados, mais da metade dos entrevistados sofriam de cansaço e fadiga constante, resultado da cobrança excessiva pelo cumprimento de metas. A maioria também padecia de crise de ansiedade.

Mesmo com o quadro de adoecimento da Categoria, os representantes dos Bancos se mostraram pouco dispostos a aceitar as propostas. Sobre o Teletrabalho para Bancários que convivem com parentes de Grupos de Risco, os representantes da Fenaban disseram preferir não criar uma regra padrão sobre a questão.

RETROCESSO: Outra clausula da CCT que a FENABAN quer mudar é a que regula a complementação salarial em caso de afastamento para tratamento quando o benefício seja menor que o salário. Até agora, o Funcionário pode ter essa complementação por 24 meses. A proposta da FENABAN é de que passe a ter uma carência de 12 meses entre um afastamento e outro, para que seja pago a complementação (retornando ao trabalho).

Os representantes dos Bancos também apresentaram propostas que significam na prática a retirada de direitos da Categoria Bancária. Uma delas é reduzir de 120 para 90 dias o pagamento de benefício emergencial de salário pelos Bancos para os Funcionários, enquanto o Bancário recorre de alta indevida pelo INSS. Outro retrocesso proposto pela FENABAN foi a volta do rankeamento dos trabalhadores, com a divulgação dos “melhores” Funcionários. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) proíbe a divulgação de ranking por causar o constrangimento, assédio moral e pressão no ambiente de trabalho.

A suspensão dos exames periódicos em casos de afastamento por motivos de saúde ou por homologação também está entre as preocupações do Comando.

“A FENABAN se mostrou insensível às demandas da Categoria em relação às metas abusivas e às questões relacionadas ao covid-19, e mais, apresentou propostas que retrocedem em relação à atual CCT, como a questão da divulgação do ranking. O COMANDO NACIONAL DOS BANCÁRIOS Não admite retirada de direitos.

As próximas reuniões estão agendadas para realizar-se no próximo dia 13, a partir das 9 horas e no dia 14, a partir das 14 horas.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2074 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos