Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 05 DE AGOSTO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10786)08-20

RESULTADO REUNIÃO FENABAN DE 04/08/2020 - CAMPANHA SALARIAL DOS BANCÁRIOS 2020.

Foi realizada na tarde desta terça-feira (04), a partir das 14h, via remota/virtual, a segunda reunião entre a Comissão de Negociação da CONTEC e a FENABAN, a fim de debater as Reivindicações dos Bancários 2020, para manter a Convenção Coletiva de Trabalho vigente e agregar outros benefícios relativos aos direitos e interesses dos Bancários.

Os Dirigentes Sindicais reforçaram que é fundamental garantir direitos para quem exerce o regime de Home Office (Teletrabalho). O assunto foi a pauta da primeira rodada de negociações da Campanha Salarial do Bancários 2020, realizada por videoconferência. Os trabalhadores reivindicam uma cláusula nova na CCT da Categoria que regulamente o home office.

VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS REIVINDICADOS SOBRE HOME OFFICE: Concessão de todos os benefícios previstos na CCT; Fornecimento de equipamentos necessários para o desempenho das funções do trabalhador. Na pesquisa Contraf /Dieese, 32,5% dos entrevistados disseram que o Banco não se responsabilizou por nenhum equipamento ou infraestrutura para que realizassem o trabalho de casa, e para 50,8% o Banco forneceu apenas notebook. Quando questionados sobre o que seria necessário para melhorar o Home Office, 55,7% apontaram ser muito importante o fornecimento de equipamentos adequados, inclusive cadeira ou mesa com ergonometria; Pagamento dos custos do Home Office pelo empregador (como energia elétrica, internet, etc). Na pesquisa, 72% relataram aumento nos gastos com supermercado e 78,6% apontaram aumento na conta de energia elétrica; Controle da jornada. Também foi perguntado na pesquisa se havia controle da jornada e 32% disseram que não. Além disso, 35,6% relataram trabalhar além da jornada; Telefone para contato em caso de problemas. Ainda segundo o levantamento, 51,7% dos Bancários disseram que não havia ou que desconheciam esse canal; Metas: não deve ser feita cobrança por celular, WhatsApp ou outro aplicativo; Prestação de serviço de forma presencial ao menos 1 vez por semana. Na pesquisa, 42% responderam que gostariam de realizar um regime misto, com dias de trabalho em casa e outros no Banco. 

REGULAMENTAÇÃO: Na mesa, os Representantes dos Trabalhadores defenderam a proposta de nova cláusula e mostrou que as reivindicações foram embasadas na pesquisa. A FENABAN informou que já havia feito uma reunião sobre o assunto com todos os filiados e que os Bancos disseram não ter interesse de tratar a questão nas rodadas da Campanha, segundo eles, por se tratar de algo que caberia a cada Banco. Apesar disso, o representante da FENABAN disse que, diante da pesquisa e dos dados apresentados, iria levar novamente a questão aos Bancos e daria o retorno em novas reuniões com o Comando.

OUTROS ASSUNTOS: Também foram debatidos Ultratividade, Comissões Temáticas e Garantia de Emprego, que voltarão a ser abordados nas próximas rodadas. A próxima Mesa de Negociação com a FENABAN será na quinta-feira 06 e abordará o Tema Emprego.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2113 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos