Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 01 DE JULHO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10747)07-20

 BANCOS PLANEJAM PERMANECER COM O ‘HOME OFFICE’ NO PÓS-PANDEMIA.

Sindicatos dos Bancários devem dar início a uma Campanha Nacional para consultar trabalhadores e cobrar dos Bancos o respeito aos direitos.

Banco do Brasil calcula economia de R$ 180 milhões com Home Office. Sindicatos temem que Trabalhadores sejam ainda punidos com aumento da jornada no Teletrabalho

Cerca de 200 mil Bancários foram para o Teletrabalho neste momento de pandemia. E muitos não devem voltar a trabalhar nos escritórios e agências. Alegando economia e aumento de produtividade, os Bancos planejam adotar o regime de Home Office permanente para milhares de Funcionários após a crise sanitária. O Banco do Brasil, por exemplo, já calcula que pode poupar R$ 180 milhões por ano com aluguéis e manutenção se o trabalho de casa for definitivamente implementado. 

A reportagem é da Rede Brasil Atual.

A proposta, no entanto, deixou em alerta os Sindicatos da Categoria, que devem dar início nas próximas semanas a uma Campanha Nacional para consultar os Trabalhadores sobre o Teletrabalho. Para as Entidades, a manutenção desse tipo de regime deve ser discutida com seriedade e respeito aos direitos trabalhistas. 

Os sindicatos apontam preocupação com a regulação da jornada dos Bancários e o acesso da Categoria à Entidade dos Trabalhadores. Há também uma discussão quanto ao pagamento do vale-refeição aos Funcionários do Home Office, além de como serão identificados e prevenidos os casos de acidente de trabalho na residência. Os Banqueiros alegam que o Teletrabalho melhorou o desempenho dos trabalhadores. Mas os Sindicatos acreditam que esse aumento de produtividade está relacionado à cobrança das metas e ao receio de desemprego no período pós-pandemia. 

“Diferente do que os Presidentes e Diretores de Bancos têm dito, não tem só vantagens. Têm várias desvantagens. Por exemplo a internet, não tem local de trabalho apropriado. Nós sabemos que nos últimos anos os apartamentos foram diminuindo cada vez mais. Você não tem a tranquilidade de trabalhar. Você está no mesmo local que seu companheiro e companheira, seus filhos. Então o ambiente não é propício ao trabalho. Tem algumas reclamações quanto a isso”, explica a Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, em entrevista ao Seu Jornal, da TVT. 

RISCO À SAÚDE: Doutora em Sociologia do Trabalho, Ana Tercia Sanches adverte ainda para aspectos sobre a saúde do trabalhador. De acordo com a especialista, para algumas pessoas o Home Office permanente pode levar ao desenvolvimento de doenças ocupacionais e mentais. “Depressão, ansiedade, síndrome do pânico. O isolamento social cria um ambiente propício para isso”, afirma. 

As Entidades Sindicais também cobram por condições e que equipamentos sejam dados pelos Bancos aos Funcionários. “Nós vamos dialogar muito com a Categoria dos Bancários. E a ideia é construir com o conjunto de Trabalhadores a forma como esse Teletrabalho deve ser aplicado no nosso setor”, antecipa o Presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira. 

 

FONTE: SEEB SP.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2146 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos