Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 13 DE MAIO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10671)05-20

 ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO COVID 19 – REUNIÃO VIDEOCONFERÊNCIA COM FENABAN EM 12/05/20.

Na tarde desta terça-feira (12/05/20), após dois meses de negociações para enfrentamento do Covid 19, ciente da proximidade do pico da pandemia, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC realizou a 6ª reunião por vídeo com a Comissão de Negociação da FENABAN.

O Presidente da CONTEC, Lourenço do Prado, deu início à reunião homenageando o advogado gerente do jurídico da Caixa em Belém/PA, Dr. José Carlos Pinotti Filho, que perdeu a vida nesta segunda-feira (11/05/20), vítima do Covid-19.

NA REUNIÃO, A CEBNN CONTEC BUSCOU SENSIBILIZAR A FENABAN DA NECESSIDADE DE: 1) Agilização no atendimento quando trabalhador testar positivo, bem como celeridade na desinfecção do ambiente de trabalho; 2)Padronização na reação para casos de testes positivos; 3) Disponibilização de mais aparelhos de medição de temperatura; 4)Campanha junto aos gestores para não dificultarem o afastamento de colegas com sintomas do covid-19.

A FENABAN informou que não tem autorização para negociar as questões objetos das MPs 927 e 936. No entanto, afirmou que há a possibilidade de negociação com cada Banco. Salientou que Bancos estão convencidos de que a segurança está no distanciamento social, uso de máscaras e higiene adequada.

Lembrou que as negociações possibilitaram a construção de mecanismos de telemedicina adotado, com repercussão positiva para milhares de bancários.

Volta a parabenizar trabalho dos dirigentes sindicais que lograram êxito em negociar o fortalecimento do isolamento social para a categoria, evitando milhares de contaminações e, por conseguinte, salvando muitas vidas. FONTE: CONTEC

CINCO MAIORES BANCOS DISPONIBILIZAM TELEMEDICINA E TESTES DE COVID-19: NA reunião o Movimento Sindical conquistou o compromisso de que os trabalhadores dos cinco maiores Bancos poderão realizar o teste para diagnosticar a Covid-19, após o atendimento via telemedicina.

Os testes podem, ou não, ser indicados pelo médico que fizer o atendimento via telemedicina, de acordo com a avaliação médica e os sintomas. As consultas neste sistema também podem ser realizadas pelos dependentes.

SEEB JGS E REGIÃO SC: Para o Presidente do Sindicato, Sr. Odilon Fernandes, essa é uma conquista importante pelo Movimento Sindical Bancário, pois tem gente trabalhando com alguns sintomas acreditando que é gripe, sinusite ou outra doença. Os testes podem dar segurança para toda a equipe, porém os Bancários não devem descuidar das medidas de distanciamento e sanitárias”.

A FENABAN informou que, em um Banco onde o sistema já foi implantado, o serviço de telemedicina recebeu 400 ligações e 20% destes atendimentos gerou pedido de exames (testes RT-PCR) para diagnosticar se a pessoa está, ou não, com o vírus.

TRANSPARÊNCIA: O Movimento Sindical questionou a postura dos Bancos com relação à sanitização das agências, pois teve quem mudou o procedimento e outros fazem a sanitização e não informam para os Bancários o motivo.

A FENABAN disse que alguns Bancos passaram a utilizar os mesmos procedimentos de sanitização de hospitais e outros serviços que precisam manter o funcionamento simultaneamente aos procedimentos para a desinfecção do ambiente, que permite a reabertura da agência mais rapidamente. Disse também que alguns gestores estão realizando os procedimentos de sanitização como medida preventiva.

“O banco tem que aplicar o protocolo, que é encaminhar os trabalhadores para o médico, fazer o teste e afastar quem precisa ser afastado. Em caso de dúvida, afasta! Em caso de sanitização preventiva, o Bancário precisa ser informado para não gerar apreensão entre os trabalhadores”, defende a Presidenta da Contraf. A FENABAN concordou e vai transmitir aos Bancos a necessidade de melhorar a comunicação e a transparência.

SANTANDER: Na reunião, os Sindicatos também questionaram a mudança de protocolo de alguns Bancos, principalmente do Santander, para isolamento e afastamento de Funcionários de locais de trabalho onde foram constatados casos confirmados e suspeitos de Covid-19, sem negociação nem comunicação ao Movimento Sindical. Alguns gestores não estão afastando os Funcionários das agências onde houve casos confirmados e nem o isolamento preventivo em casos de suspeita.

“Desde o início de nossas negociações buscamos a proteção da Categoria e começamos a nos preocupar com mudanças de procedimentos de sanitização de alguns Bancos e de proteção aos Bancários e Clientes. Queremos entender o motivo de alguns Bancos estarem mudando protocolos de sanitização”, disse a Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva.

A FENABAN disse que cada Banco adota procedimentos distintos, sempre de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, mas que levará a questão para os Bancos para que seja analisada. O assunto voltará a ser tratado na próxima reunião.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2237 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos