Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 30 DE MARÇO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10616)03-20

 FENABAN ASSEGURA QUE BANCOS MANTERÃO QUARENTENA.

Por videoconferência, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC se reuniu na tarde desta segunda-feira (30), com a Comissão de Negociação da FENABAN, que assegurou que os bancos irão manter a quarentena, que hoje envolve 230 mil Bancários – representando 50% da categoria –, que se encontram trabalhando home office.

Destacando a necessidade de melhorar e ampliar as medidas já implementadas para preservar a vida e a saúde dos bancários e clientes, a CONTEC solicitou que:

1) Os bancários que se encontram trabalhando durante essa crise recebam insalubridade, em face da exposição durante o trabalho; 2) As filas externas sejam organizadas pelo poder público, que detém poder para zelar a distância que os clientes necessitam manter entre si; 3) Se encontre forma de compensar/amenizar os efeitos do estresse decorrente do trabalho com risco de vida pessoal e familiar, hoje realizado pelos bancários, que estão trabalhando nos atendimentos, como por exemplo, o acréscimo de 5 dias de férias futuras para cada 2 meses trabalhado durante a crise; 4) A disponibilização de materiais de proteção – em especial álcool gel (especialmente para quem manuseia dinheiro) e máscaras –, para todos os bancários, que se encontram trabalhando presencialmente, considerando o elevado risco de contágio e da fatalidade do covid-19; 5) Esclarecimento aos bancários mais jovens sobre a necessidade/ importância da observância dos cuidados e procedimentos recomendados, inclusive uso de EPIs, como recomendado pelas autoridades da saúde; 6) Higienização criteriosa/rigorosa das máquinas de atendimento 24 horas; 7) Antecipação da vacina H1N1, prevista para 15/04; 8) Empenho do sistema financeiro para buscar apoio governamental e da classe empresarial para viabilizar teste em massa, como realizado pela Alemanha e Japão, com vistas a possibilitar o isolamento da parcela da população infectada pelo Coronavírus.

A FENABAN destacou que há 2.100 agências fechadas e disse que os bancos estão aprofundando a análise dos procedimentos adotados para prevenção. Registou que EPIs devem ser objeto de preocupação.

Respondeu que até o momento não tem como assegurar a antecipação da vacina H1N1. Enfatizou ainda que, além dos 2 meses de suspensão dos pagamentos, os bancos fizeram acordo com o Banco Central e BNDES para disponibilizar pagamento das folhas de pessoal das empresas, no importe de até R$ 2.000,00 por trabalhador, com encargos de 3,75% ao ano, a serem pagos pelo período de até 3 anos.

Informou que a ideia é de que haja mecanismos para que a sociedade suporte a crise. Assegurou que a meta do setor financeiro é de respeitar os decretos municipais, estaduais e federal, observado os preceitos constitucionais.

Muitos bancários que estão trabalhando em casa têm procurado os sindicatos apreensivos. Buscam saber se a quarentena será mantida, se terão que voltar ao trabalho em suas agências e departamentos, enfim, estão com medo de ficarem expostos ao vírus e serem contagiados.

Mais do que nunca, importante que os Bancos implantem um sistema eficiente de controle de aceso às agências e o atendimento presencial exclusivo para clientes agendados. “É preciso ter um comunicado geral informando que serão atendidos presencialmente apenas serviços essenciais e casos de extrema necessidade que tiverem sido previamente agendados. Isso dá mais segurança não apenas para o Bancário, mas também para o Cliente, que não precisará ficar em filas na parte externa das agências.

Durante a reunião, a Febraban informou ainda que cerca de 2.200 agências foram fechadas em todo o Brasil, como medida para evitar a propagação do vírus. Também foram fechados postos de atendimento bancários em aeroportos e hospitais e que voltará a negociar o fechamento daqueles que ainda não foram fechados por solicitação de outras categorias.

A pedido do Movimento Sindical, o Banco Central reduziu o horário de atendimento ao público pelos Bancos. O objetivo é reduzir o tempo de exposição ao vírus e evitar os horários de maior movimento nos meios de transporte.

Também a pedido do Movimento Sindical, os Bancos realizam uma campanha na mídia para orientar os clientes sobre o uso dos meios digitais; caixas eletrônicos, assim como sobre os riscos da contaminação pelo Coronavírus.

Os Bancos disponibilizam álcool gel para os Bancários que continuam trabalhando para manter as atividades essenciais do serviço financeiro e atender os casos de extrema necessidade.

SEEB JGS E REGIÃO SC: Algumas medidas negociadas foram implementadas, porém ainda precisam ser cumpridas com mais eficiência. Não pode, por exemplo, faltar álcool gel, mascaras e luvas nas agências. Sem isso, o Bancário não pode trabalhar para não ficar sujeito ao contágio”, alerta o Presidente do Sindicato, Sr. Odilon Fernandes.

Também existem pessoas com suspeita de contágio, mas gestores não querem afastá-las; descumprindo aquilo que negociamos. Portanto é preciso que todas as unidades sigam as determinações. As Entidades Sindicais também cobraram procedimentos para que os clientes mantenham a distância um do outro nas filas, pois isto não está sendo realizado em muitos locais. Outro detalhe tem Bancários que continuam trabalhando no autoatendimento. Isso os coloca diretamente em risco e vai contra aquilo que trabalhamos desde o primeiro dia”, 

SUSPENSÃO DAS DEMISSÕES, DAS METAS E MANUTENÇÃO DOS DIREITOS: Na semana passada, dois dos três maiores Bancos Privados do país comunicaram que não demitirão funcionários enquanto durar a pandemia. Para as Entidades Sindicais é de suma importância a manutenção dos empregos dos bancários, também dos demais Bancos Privados, a exemplo do Bradesco que ainda não falou nada.

Outra reivindicação da categoria foi a suspensão da cobrança pelo cumprimento metas. Os Bancos disseram que priorizaram o debate sobre questões que envolvem a saúde dos trabalhadores e clientes e o assunto não foi discutido ainda. Mas, que foi orientado para que os Bancos ajam com razoabilidade.

Alertada que tem até poucos dias tinha Banco cobrando até prospecção de clientes, a FENABAN disse que voltará a pedir razoabilidade aos Bancos e que isso não vai mais acontecer.

As Entidades Sindicais cobraram ainda que os Bancos não cumpram as medidas previstas nas Medidas Provisórias 927 e 928/2020, do Governo Federal, que autorizam as empresas a negociarem diretamente com os trabalhadores, sem a intermediação dos sindicatos, onde muitos não tem conhecimento jurídico. As Entidades Sindicais valorizam muito a mesa de negociação, que é um exemplo de como é importante patrões e trabalhadores decidirem juntos sobre questões que envolvem a classe trabalhadora. É por isso que o Movimento Sindical questiona a medida provisória do governo e vão usar todos os recursos para que ela não seja implementada.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2259 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos