Data: 07/02/2018

JARAGUÁ DO SUL - SC, 07 DE FEVEREIRO DE 2018.

  INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10220)02-18

 SANTANDER E ITAÚ HOMOLOGARÃO AS RESCISÕES DE CONTRATOS NAS AGÊNCIAS; SINDICATO ORIENTA.

A homologação feita no Sindicato já salvou muito Bancário de tomar uma rasteira do Banco na hora da dispensa. Mas, protegidos pelas mudanças impostas pela Reforma Trabalhista de Temer, os Banqueiros já estão colocando as manguinhas de fora. Itaú e Santander foram os primeiros a anunciar o fim desse direito dos Bancários: a partir deste mês, não mais homologarão as demissões no Sindicato.

Com isso, abre-se a possibilidade para que o ato homologatório seja realizado no próprio âmbito da empresa. Dessa forma, o Bancário pode acabar assinando, sob pressão, um termo de quitação, informando que os deveres do Banco foram cumpridos e podendo até invalidar uma possível futura reivindicação na Justiça do Trabalho.

MAIS DESRESPEITO AOS BANCÁRIOS: Em dezembro, o Itaú já havia tentado promover alterações com relação à definição da data e período de férias. E ainda estipulado que seus Departamentos Jurídico e de RH definiriam novas regras de acordo com as mudanças da nova Lei Trabalhista.

No caso do Santander, o Banco implantou um sistema para forçar a assinatura em um Acordo Individual de Banco de Horas Semestral. Também sem nenhuma negociação, o Banco informou a alteração da data de pagamento dos salários, do dia 20 para 30, e os meses de pagamento do 13º salário, antes março e novembro, agora passam a ser maio e dezembro. Os trabalhadores também sofrem com os aumentos abusivos do plano de saúde, que causa dificuldades para muitos deles bancarem os custos.

CATEGORIA DEVE SE UNIR COM O SINDICATO: “Todos os trabalhadores estão sob ataque. Devemos estar alertas e dispostos para a luta, se não quisermos perder nossos direitos”, esclarece Odilon Fernandes, Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC. “Devido ao nosso acordo sindical de dois anos, firmado na Campanha de 2016, temos nossos direitos garantidos até 31 de agosto de 2018. Mas a partir desta data, nada mais será certo, se não formos para a luta. Os banqueiros querem tirar nossos direitos, conquistas de anos e anos de lutas. Os Bancários de Jaraguá Do Sul e Região devem estar unidos com a categoria pelo resto do país para juntos estarmos fortes”.

SINDICATO ORIENTA OS BANCÁRIOS: “Sobre as homologações, é Lei e está prevista na nova Reforma Trabalhista, porém mesmo desamparados por ela, a categoria não deve se preocupar, pois podem estar seguros que, qualquer dúvida, basta ligar no Sindicato. Já que o Banco não vem homologar a Rescisão no Sindicato, nós do SEEB JGS E REGIÃO SC, se preciso for, iremos até as Agências, caso seja a vontade dos nossos Associados, bastando acessar o Site do Sindicato (www.seebjgssc.com.br), Menu Fale Conosco e solicitar com antecedência nossa presença. Pedimos que cada Bancário e cada Bancária que ainda não estejam Filiados, se Sindicalizem conosco, nunca foi tão importante a união da categoria com o seu Sindicato”, conclui o Presidente.

REUNIÃO COM O ITAÚ EM SÃO PAULO: O movimento Sindical terá Reunião com o Itaú em São Paulo, no dia 23 e em breve haverá Reunião com o Santander para discussão destes e de outros assuntos.

 

FONTE: SEEB SP com edição SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

  Imprimir Página