Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


 

 

 

JARAGUÁ DO SUL - SC, 28 DE AGOSTO DE 2017.

 

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (1008)08-17

 

28 DE AGOSTO DIA NACIONAL DOS BANCÁRIOS.

Os trabalhadores Bancários, no dia 28 de agosto, comemoram o seu dia. E tudo começou em maio de 1951, quando os Bancários Brasileiros decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria foi pela primeira vez unificada nacionalmente.

As principais reivindicações pediam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. As sucessivas tentativas de negociação fracassaram. Os bancários recusaram o dissídio coletivo e, em São Paulo, realizaram paralisações simbólicas de minutos, dos dias 12 de julho a 2 de agosto. Os banqueiros acenaram com um reajuste em torno de 20%, mas os bancários mantiveram suas reivindicações.

Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. A greve de 1951 colocou em xeque a Lei de Greve do governo Dutra. A decisão por greve deflagrada em 28 de agosto de 1951, acabou por eternizar a data em Comemoração Nacional da Categoria Bancária.

Isto não significa que a organização do movimento de bancários tenha apenas 50 anos. Não! Suas lutas começaram muito antes. E, como em 1951, a categoria repetiu em outros anos manifestações semelhantes, que garantiram conquistas hoje incorporadas a sua vida laboral. É o caso da jornada de 6 horas, do fim do trabalho aos sábados, da convenção coletiva nacional, do tíquete-refeição, do tíquete-alimentação, plano de saúde, da participação nos lucros e resultados, além de outros direitos duramente conquistados.

PALAVRAS DO PRESIDENTE DO SINDICATO Sr. ODILON FERNANDES: Hoje, os bancários precisam mais uma vez inovar nas respostas aos constantes ataques de que são alvo pelos Bancos, mobilização e luta precisam ser adotadas, principalmente na discussão dos índices salariais, plano de cargos e salários, a saúde do bancário, assedio moral e a defesa do emprego.  “A verdade é que não existe crise para os bancos e esperamos que os banqueiros não venham se esconder atrás da crise econômica para negar direitos aos trabalhadores. Precisamos e vamos continuar sempre Unidos, Bancários e Entidades Sindicais! “.

EMPREGO: A defesa do emprego é uma das prioridades das Entidades Sindicais. No primeiro semestre de 2017, o Setor Bancário fechou mais de 10 mil postos de trabalho. Não é à toa que a manutenção dos empregos bancários e mais contratações são prioridades para as Entidades Sindicais. “Os bancos continuam sendo um dos setores mais lucrativos da economia brasileira. Portanto, não há qualquer justificativa para que demitam e cortem postos de trabalho. Com os juros e as tarifas exorbitantes que cobram da população, estão é devendo criação de empregos à sociedade. Isso melhoraria as condições de trabalho da categoria, hoje sobrecarregada e adoecida, o atendimento aos clientes, a economia do país”, destaca o Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2165 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos