Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


 

 

 

JARAGUÁ DO SUL SC, 25 DE NOVEMBRO DE 2014

 

INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (159)11-14

 

25 DE NOVEMBRO É DIA INTERNACIONAL DE COMBATE Á VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES.

 

Na data de 25 de novembro, comemoramos o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres. Trata-se de uma data importante, um dia de conscientização, de luta, e acima de tudo de mobilização!

 

Lamentavelmente, no Brasil, os números acerca da violência praticada contra as mulheres ainda são alarmantes. E por isso, é dever de todos nós, jovens, homens e mulheres, lutar contra essa realidade tão cruel, que prejudica imensamente nosso desenvolvimento social e porque não dizer nosso desenvolvimento como seres humanos. 

 

Estudo realizado pelo Ipea, entre 2009 e 2011, mostrou que o Brasil registrou 16,9 mil feminicídios, ou seja, “mortes de mulheres por conflito de gênero”, especialmente em casos de agressão perpetrada por parceiros íntimos. Esse número indica uma taxa de 6 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

 

Apesar de ser um crime (Lei Maria da Penha) e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente: 77% das mulheres em situação de violência sofrem agressões semanal ou diariamente, conforme revelaram os dados dos atendimentos realizados de janeiro a junho de 2014 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

 

A luta por um mundo igualitário e sem violência é de todos. Por isso, ajude a cuidar das mulheres de nosso país. 

 

Uma vida sem violência é direito de todas as mulheres!

Violência contra mulher é crime! Denuncie. Disque 180!

 

História - A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país (República Dominicana) foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura simulou um acidente.

 

Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de novembro foi escolhido como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, em homenagem às três irmãs ativistas políticas.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC

2302 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos