Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 16 DE AGOSTO DE 2022.

  INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110302)08-22

BANCOS NÃO APRESENTAM PROPOSTA SOBRE METAS OU ASSÉDIO.

Na Mesa desta segunda-feira 15, a décima Rodada de Negociação da Campanha Salarial Nacional dos Bancários, a FENABAN (Federação dos Bancos) novamente frustrou os Trabalhadores ao não apresentar proposta global. O principal assunto foram as Metas e as Cobranças constantes que resultam em Assédio Moral, mas nem sobre isso os Bancos apresentaram proposta.

“Já tem dois meses que a FENABAN está com nossa Pauta de Reivindicações. Já houve tempo suficiente para analisar nossas demandas e apresentar respostas objetivas. Hoje pela manhã, inclusive, a Categoria se mobilizou nas Redes Sociais exigindo uma Proposta Global que contenha, além do Fim do Assédio Moral e das Metas Abusivas, Aumento Real e reajustes na PLR e VA e VR dos Bancários. Na mesa, novamente cobramos da FENABAN que respostas à nossa pauta sejam apresentadas”, diz a Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das Coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que representa a Categoria na Mesa com a FENABAN.

BANCOS NEGAM METAS E ASSÉDIO: Na Mesa, a FENABAN apresentou um levantamento encomendado por ela, com base em números dos próprios Bancos, para negar as metas abusivas e o assédio moral institucionalizado nos Bancos.

“É claro que os números dos Recursos Humanos dos Bancos não vão apontar as metas como causa do adoecimento. Nós ouvimos a Categoria, que disse o contrário. As metas são sim a principal causa do adoecimento”, disse Ivone Silva.

A Dirigente lembrou que a Consulta Nacional, com a participação de mais de 35 mil Bancários, apontou que para 77% dos Bancários, a cobrança excessiva pelo cumprimento de metas causam cansaço, fadiga e preocupação constante; 54% dizem que causa desmotivação, vontade de não ir trabalhar, medo de estourar; 51% diz causar dor, formigamento nos ombros, braços ou mãos; 44% que causa crise de ansiedade e pânico.

OUTROS DADOS COMPROVAM QUE A CATEGORIA BANCÁRIA SOFRE COM A PRESSÃO E O ASSÉDIO: Entre 2013 e 2020 a média de afastamentos na Categoria Bancária foi de mais de 20 mil por ano; e nos últimos cinco anos o número de afastamentos nos Bancos aumentou 26,2%, enquanto no geral a variação foi de 15,4%, ou seja, entre os Bancários a variação foi 1,7 vezes maior do que na média dos outros setores. A Categoria Bancária tem peso de menos de 1% no emprego formal no Brasil, mas tem peso de 3% nos afastamentos acidentários (B91).

TELETRABALHO: Além do debate sobre metas, também houve acertos sobre a redação de Cláusulas sobre o Teletrabalho, que vem avançando desde a reunião passada. A FENABAN analisará as observações feitas pelo Comando Nacional dos Bancários e enviará uma nova proposta sobre o tema já considerando as observações do Comando.

A próxima Reunião com a FENABAN será nesta quinta-feira 18/08/22. “Nossa Data-base é 1º de Setembro. Por isso, esperamos que na próxima mesa os Bancos apresentem uma proposta global e decente para valorizar a Categoria que faz os lucros sempre crescentes do setor”, reforçou Neiva Ribeiro, Secretária-geral do Sindicato, e que também participa das mesas com a FENABAN.

SAIBA COMO FORAM AS RODADAS ANTERIORES: Primeira rodada: Bancários e FENABAN definem temas e calendário das mesas de negociação; Segunda rodada: Em mesa com FENABAN, Trabalhadores reivindicam fim das demissões e da terceirização; Terceira rodada: Negociação com FENABAN conquista avanços no combate ao assédio sexual; Quarta rodada: Negociação com FENABAN aponta para avanços no Teletrabalho; Quinta rodada: Em mesa sobre segurança, FENABAN mostra descaso com proteção de Bancários e Clientes; Sexta rodada: Mesmo diante de dados, Bancos negam adoecimento dos Bancários em função do trabalho; Sétima rodada: Com lucro nas alturas, Bancos podem atender reivindicações por aumento real e reajuste maior nos tickets; Oitava rodada: Bancários reivindicam reajuste na PLR, mas banqueiros não apresentam resposta e na Nona rodada: FENABAN apresenta proposta insuficiente para Cláusula de Teletrabalho.

 

FONTE: SEEB SP.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

206 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos