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JARAGUÁ DO SUL - SC, 29 DE JULHO DE 2022.

  INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110279)07-22

 FUNCIONÁRIOS DO BB COBRAM PORTAS GIRATÓRIAS E VIGILANTES EM TODAS AS UNIDADES.

Banco retira equipamentos de segurança de lojas BB e sobrecarrega ainda mais Funcionários com a responsabilidade sobre a própria segurança.

Os Funcionários do Banco Do Brasil não abrem mão de portas giratórias e de vigilantes nas agências, independente do modelo de negócios. A reivindicação contra o enfraquecimento do sistema de segurança, especialmente nas chamadas “agências conceito” ou “lojas” do BB foi destaque da mesa de negociação sobre Segurança Bancária, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), entre Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e o Banco.

“O Banco argumenta que, no modelo das lojas, não há transação suficiente de dinheiro que justifique a instalação de portas giratórias e contratação de vigilantes. Mas nós não temos que olhar apenas a perspectiva da segurança patrimonial. Para o público em geral, a loja não deixa de ser um Banco”, destacou o Coordenador da CEBB, João Fukunaga. “Me pergunto, portanto, se quando um Cliente ou Funcionário for agredido ou tiver seus bens furtados dentro das dependências do BB, de quem será a responsabilidade? O Banco quer correr esse risco jurídico?”, completou.

A Diretora da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Rio Grande do Sul (FETRAFI-RS), Priscila Aguirres, trouxe à Mesa caso recente de Porto Alegre. “Foi na loja da Praça da Alfândega, que tem apenas quatro Funcionários, além do Gestor. Um morador de rua entrou no espaço e ficou gritando, exigindo atendimento. O Gestor tentou atendê-lo, mas o homem continuou a gritar e não conseguia se fazer entender. Conforme o tempo ia passando, a situação causando mais tensão e medo entre os Clientes e Funcionários. A polícia foi acionada, mas demorou uma hora para chegar e retirar o morador de rua do local”.

Getúlio Maciel, Representante da FETEC-CUT/SP na CEBB, observou que faltam ao BB bases técnicas para justificar a retirada de portas giratórias e de vigilantes nas agências. “Dou como exemplo da agência da Vila Mariana, transformada em loja. A segurança pública de São Paulo aponta que, neste ano, houve aumento de 67% do número de furtos e crimes na região”, relatou. “Se é economia que o Banco procura, esse tipo de economia me parece pouco inteligente. O mesmo Banco que comemora lucros fantásticos está colocando vidas em risco e esse é nosso mote nesta reunião”, prosseguiu.

A Representante dos Trabalhadores do BB do Rio de Janeiro e Espírito Santo na CEBB, Goretti Barone, arrematou: “A função do vigilante é fundamental. Ele é treinado para prestar atenção em situações de segurança. Ao contrário dos Funcionários, que precisam estar atentos ao atendimento”.

Desta forma, os Trabalhadores concluíram que a redução dos mecanismos de segurança nas agências atinge o debate sobre a saúde e condições de trabalho, especificamente a saúde mental dos Funcionários do BB, pelo aumento da insegurança no ambiente de trabalho.

NEGOCIAÇÕES NÃO AVANÇAM: Os Representantes da Empresa insistiram que a “atualização” do esquema de segurança nas lojas BB responde às “novas tecnologias”, seguindo o encaminhamento da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) que, na última reunião, se negou a atender às Reivindicações dos Bancários de recompor os sistemas de segurança e vigilância.

Sobre os demais temas colocados na Mesa, o Banco disse que irá analisar as exigências dos Trabalhadores e trazer seu posicionamento nos próximos encontros.

PRÓXIMAS REUNIÕES: Terça-feira – 02 de Agosto – Cláusulas sociais; Quinta-feira – 04 de Agosto – TeletrabalhoTerça-feira – 09 de Agosto – Saúde e Condições de TrabalhoSexta-feira – 12 de Agosto – Cláusulas Econômicas e Quarta-feira – 17 de Agosto – Representação.

 

FONTECONTRAF.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES.

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