Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 16 DE JUNHO DE 2020.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10719)06-20

REUNIÃO CONTEC COM O BANCO DO BRASIL SA.

A Federação Dos Bancários De Santa Catarina, através do Presidente Sr. Armando Machado Filho e do Vice-presidente Sr. Odilon Fernandes, juntamente com o nosso representante na Mesa de Negociação do Banco Do Brasil, Sr. Luiz F. Cardoso,  participaram na manhã desta terça-feira (16), de uma Reunião com os representantes do Banco Do Brasil SA, Sr. Paulo Cesar Neto e Sra. Karine Etchepare Wernz. A reunião foi realizada por Videoconferência e contou com a presença de Sindicatos de todo o Brasil assim como representantes de outras Federações e com a participação do Dr. Gilberto Antônio Vieira, da CONTEC.

Na ocasião foram tratados temas de grande relevância, em especial relativos ao atual momento de pandemia em que a sociedade se encontra. Dentre os principais temas abordados cabe destacar:

TELETRABALHO: Foi discutido sobre a MP 927 que trata sobre o assunto e também sobre a possibilidade de todos, ou a maioria, dos Funcionários afastados de utilizar este dispositivo, assim como o fornecimento por parte do Banco dos insumos para que seja realizado o Teletrabalho.

BANCO DE HORAS: Em razão da imprevisão do término da pandemia, ao fundamento de facilitar a compensação, o Banco propõe estender para 18 meses o prazo para compensação do banco de horas negativas, mantendo o prazo de 6 meses para compensação das horas, conforme ACT vigente. A exemplo dos ACTs firmados com outras Instituições Financeiras pelo Movimento Sindical, a ideia é que o saldo de horas negativas em 31/12/2020 seja deduzido em 10%, para compensação de 90% do saldo. As horas negativas relativas aos meses de Março e Abril/2020, foram abonadas com o código 478, assim, o banco de horas negativas, começa a contar a partir do mês de Maio/2020. Com relação a este tema o Movimento Sindical Bancário voltara a se reunir com o Banco.

TRABALHO EM HOME OFFICE: Registrando buscar conciliar os interesses da empresa e dos Funcionários nesse momento de pandemia, o Banco propõe o ajuste de regulamentação de Teletrabalho, citando como referência os ACTs firmados pelo Movimento Sindical com outras Instituições Financeiras. Destacou que, na visão do Banco, cabe ao primeiro gestor das unidades, decidir quem reúne as condições para realizar trabalho em casa, cabendo aos Dirigentes Sindicais identificar desvios ou radicalismo de Gestores e denunciá-los ao Banco.

A MP 936 exime Sociedade de Economia Mista, autarquias, não poderão fazer uso da suspensão de contrato de trabalho, etc. Todos continuam recebendo seus salários independente se estão ou não no Home Office. Em relação aos custos por parte dos Funcionários ao realizar o Home Office, o Banco entende que não se trata de Teletrabalho/remoto, mas sim uma situação de exceção devido a pandemia.

LIMPEZA NAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS: Os Dirigentes Sindicais cobraram do Banco mais eficácia das Empresas Terceirizadas no que se refere a limpeza nas Agências Bancárias. O representante do Banco informou que caso não ocorra limpezas adequadas nas agências os Gestores devem fazer cumprir o Protocolo do Banco. 

FÉRIASO Banco informou que a intenção é preservar, pelo menos, 15 dias das férias em aquisição, para utilização após o encerramento da pandemia. Pretende que, os Gestores fiquem no direito de determinar o gozo de férias compulsórias, com comunicado de apenas 48 horas, antes do início das férias.

TESTAGEM COVID 19: O Movimento Sindical cobrou Testagem de todos os Funcionários do BB contra o Coronavírus. Em resposta o Sr. Paulo Cesar Neto, informou que neste momento o Banco entende que não é necessário Testagem em massa, alegando que segundo os órgãos de saúde, não haveria grande eficácia. Mas, em havendo sintomas, o BB realiza os Testes através da (Telemedicina - Cassi libera os testes). O Movimento Sindical informou da liminar concedida pelo desembargador da Seção de Dissídios Coletivos do TRT-15 Gerson Lacerda Pistori, que estabelece que a Testagem deve ser imediata em todas as agências do Banco do Brasil, inclusive nas demais Instiuições Financeiras, onde foram confirmados casos do novo coronavírus. Os representantes do Banco destacaram que, embora temos uma população de mais idade do que os Bancos Privados, até o momento, o registro é de 6 mortes de Funcionários, em razão da política de afastamentos.

ACORDO COLETIVO: O Movimento Sindical Bancário cobrou do Banco Brasil um calendário de reuniões para renovação do Acordo Coletivo. O representando do Banco informou que está aguardando uma decisão em conjunto com a FENABAN.

Em linhas gerais o que está se buscando é um acordo para preservar a saúde dos colaboradores e também que se trate de uma forma mais padronizada e normatizada todas as situações relacionadas ao Covid-19 e também no pós-pandemia.

A Federação dos Bancários de Santa Catarina sempre atento as demandas que visam à proteção à saúde e a manutenção e ampliação das conquistas dos trabalhadores, estará participando ativamente de todas as negociações e informará sobre novos fatos. Ficamos de debater o assunto e agendar nova Reunião de Negociação com os Representantes do Banco Do Brasil.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2170 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos