Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 27 DE NOVEMBRO DE 2018.

  INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10359)11-18

 REUNIÃO COM RH SUPERINTENDÊNCIA DE RELAÇÕES SINDICAIS DO BANCO SANTANDER SA.

Em reunião no dia (26/11/2018) na Federação Dos Bancários De Santa Catarina com o RH do Banco Santander SA, sendo representados pela Dra. Fabiana Ribeiro, (Superintendente De Relações De Trabalho e Sindicais), Dr. Marcos Aurélio Schmitz, (Relações Sindicais) e os representantes dos Sindicatos filiados a FEEB SC, onde foram debatidos temas recorrentes nas agências do Banco Santander SA.

O Presidente do Sindicato dos Bancários de Jaraguá Do Sul E Região SC, Sr. Odilon Fernandes, agradeceu a presença da Dra. Fabiana Ribeiro e o Dr. Marcos Aurélio Schmitz, e conclui “É muito importante este contato com o Banco para ter conhecimento de assuntos recorrentes que acontecem nas agências do Banco Santander SA, para juntos resolvermos assuntos do interesse dos Funcionários e da Organização Sindical”.

O Presidente do Sindicato, mencionou que o Banco Santander SA, é o Banco que mais está crescendo proporcionalmente no Brasil, como é de conhecimento da Dra. Fabiana Ribeiro, porém entendemos que as contratações de mais Funcionários devam ser feitas, justamente pelo ritmo de crescimento do Banco, exemplo de Jaraguá Do Sul – SC, que é um polo Econômico e Industrial muito forte, trabalho este que demonstra o compromisso e a responsabilidade dos Funcionários para com o crescimento do Banco Santander SA. 

A Dra. Fabiana Ribeiro, mencionou que irá verificar atentamente esta solicitação da Entidade Sindical para mais contratações de Funcionários, exemplo de Jaraguá Do Sul - SC.

Outro assunto abordado pelo Presidente do Sindicato Sr. Odilon Fernandes, é para que o Banco Santander SA, apresente um Modelo de CCV/CCP com todas e quaisquer reivindicações passíveis de ação trabalhista podendo ser conciliadas e não apenas horas-extras, inclusive Dano Moral e Assédio Sexual, sem restrição de cargos e com Valor Global justo, conforme os Tribunais sentenciam em favor dos Bancários para fechamento do acordo, e quais verbas trabalhistas foram consideradas nesse valor Global e levadas em consideração para a quitação da proposta, com transparência total do procedimento, desta forma não teria desgaste de ações judiciais.

A Dra. Fabiana Ribeiro, mencionou que a atual CCV/CCP Santander, não teve uma participação expressiva por parte das Entidades Sindicais em divulgarem com intensidade, mas que poderá ser analisada no futuro um modelo mais amplo de CCV/CCP. O Presidente do Sindicato mencionou que não teve participação expressiva na divulgação da atual CCV/CCP do Banco Santander SA, pelo fator não pagarem um Valor Global justo e não terem o direito de reivindicações amplas passíveis de Ações Trabalhistas conforme os Tribunais sentenciam em favor dos Bancários.

As Entidades Sindicais solicitaram para que o Banco Santander SA, dê acesso aos Funcionários à Rede de Internet dentro das agências com a finalidade de facilitar a rotina diária de comunicação com os Clientes, onde a maioria das Instituições Financeiras já procedem com liberação de acesso à Rede de Internet aos Funcionários.

A Dra. Fabiana Ribeiro, passará a reivindicação ao Banco Santander SA, sobre o acesso aos Funcionários à Rede de Internet dentro das agências com a finalidade de facilitar a rotina diária de comunicação com os Clientes.

Também foi citado o Programa de Realocação de Funcionários e Oportunidades chamado “Meu Lugar”, onde muitas vezes em algumas agências tem vagas com cargos superiores e tendo Funcionários com capacidades, mas o Banco acaba contratando outros colaboradores no mercado para exercer o cargo, deixando de valorizar aquele determinado Funcionário. 

A Dra. Fabiana Ribeiro, mencionou que a Oportunidade deve vir sempre ao encontro do já Funcionário do Banco com capacidade de exercer tal Função ou Cargo. Na oportunidade as Entidades Sindicais solicitaram a Dra. Fabiana Ribeiro, se é politica do Banco informar aos Gestores que Dirigentes Sindicais não terão mais oportunidades de carreira no Banco, quando muitas vezes é solicitado para fazer renúncia do cargo no Sindicato, a mesma foi categórica em dizer que não é orientação do Banco, sendo um Dirigente Sindical que cumpra com as obrigações funcionais com ética, têm e deve ter sua valorização profissional, e conclui que informe para ela caso tenha Gestores que pratiquem este ato, que é considerado assédio a solicitação de renúncia ao cargo Eleito no Sindicato.

O Presidente do Sindicato Sr. Odilon Fernandes, cobra dos Diretores eleitos, que respeitem a Constituição do País, as Leis vigentes e o Estatuto Social da Entidade Sindical, sempre cumprindo com as obrigações sindicais comandadas pelo Presidente da Entidade Sindical e com as obrigações Funcionais dentro da Instituição Financeira, para bem representar a Entidade Sindical e a Categoria Bancária.

As Entidades Sindicais solicitaram dos representantes do Banco que o Processo de Homologação volte a ser feito no Sindicato.

A Dra. Fabiana Ribeiro, mencionou a princípio que o Banco não tem interesse em voltar a Homologação no Sindicato, onde os mesmos entendem que existe uma praticidade que facilita agilizar o processo, sendo dinâmico e com total transparência como se fosse na Entidade Sindical.

Também foi colocado por Entidade Sindical assunto relacionado á Metas, ocorre que na Base de determinado Sindicato presente na Reunião, citou que as Metas são cumpridas por Bancários antes do prazo, porém ao acessar o sistema observou-se que as mesmas haviam sido alteradas dentro do mês para valores superiores ao antes pré-determinados.

A Dra. Fabiana Ribeiro, anotou os dados, para estar averiguando, onde a mesma entende não ser justo as alterações relatadas.

O Presidente do Sindicato dos Bancários Sr. Odilon Fernandes, mencionou em Reunião para conhecimento dos presentes que recebeu de Bancários denúncias que estão sendo abordados por alguns escritórios de advocacia sediados em outras Cidades para assinar Procuração e Contrato de Honorários Advocatícios para ingressar com ação judicial futura, ocorre que estes Bancários estão na ativa e agora estão sendo pressionados para ingressar com a ação judicial, onde os mesmos não tem pretensão no momento, citando como exemplo da 7˚ e 8˚ horas extras.

Tem escritório de advocacia que está se recusando a rescindir o contrato de honorários advocatícios que o Bancário foi induzido a assinar, talvez por falta de conhecimento, e a devolver a procuração que a mesma outorgou e documentos que forneceu, ante o fato de não ter mais interesse em ingressar com a ação trabalhista representada pelos advogados constituídos, advertimos para que não assinem e não forneçam qualquer documento para advogados que não representam a sua categoria, para que não sejam vítimas dessa mesma arbitrariedade. Para conhecimento o Sindicato está a disposição dos Bancários com o seu Departamento Jurídico constituído.  

Por fim, destacamos em Reunião que já tem Banco que está monitorando essa captação de Bancários na ativa, onde os mesmos entregam documentos internos, desta forma podendo correr o risco de serem Dispensados Com Justa Causa, uma vez que a questão, em face das ilegalidades e abusividades que estão sendo cometidas por alguns escritórios de advocacia já estão sendo investigados pelo Ministério Público do Trabalho, conforme informou o Presidente do Sindicato e confirmado pela Dra. Fabiana Ribeiro, que tem sim Escritórios de Advocacia sendo denunciados por alguns Bancos para o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil. Os representantes do Banco Santander SA, informaram ainda em oportunidade que reconhecem unicamente as Entidades Sindicais como representantes legítimos da Categoria Bancária.

Com a palavra final na Reunião a Dra. Fabiana Ribeiro, a mesma surpreendeu ao mencionar que virá visitar a Base Sindical do SEEB JGS E REGIÃO SC, para conhecer as Agências do Banco Santander SA, e os Funcionários, onde foi amplamente agradecido pelo Presidente do Sindicato Sr. Odilon Fernandes.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2279 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos