Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 22 DE AGOSTO DE 2018.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10285)08-18

NEGOCIAÇÕES COM A FENABAN SERÃO RETOMADAS AMANHÃ (23/08/2018), ÀS 15H.

A reunião de negociação entre a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC e a FENABAN, na manhã desta quarta-feira (22/08/18), terminou no início da tarde sem grandes avanços. Por enquanto, foram analisadas e debatidas as Cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) revisando. As negociações aconteceram no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, onde amanhã (23/08/18) devem prosseguir a partir das 15h.

Ainda hoje (22/08/18), a partir das 17h, está prevista reunião de negociação com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, no subsolo do hotel Maksoud Plaza, sala Paraná.

BANCOS PROPÕEM REAJUSTE INSUFICIENTE: Mais uma vez, o setor mais lucrativo do País apresentou proposta insuficiente aos trabalhadores: acordo de 02 (Dois) anos, com reposição da inflação INPC mais aumento real de apenas 0,5% em 2018 e em 2019, e com retirada de alguns direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). 

Além disso, a FENABAN não apresentou garantias contra as contratações precárias da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017), como Terceirizados, Intermitentes, Autônomos, Parciais e Temporários. 

Uma das propostas da FENABAN prejudica as mulheres, porque prevê o não pagamento de PLR integral às Bancárias que entram em Licença Maternidade, assim como acaba com a PLR integral para trabalhadores e trabalhadoras afastados por doença ou acidentados.

Além disso, os Bancos querem que a Gratificação de Função seja descontada dos Cálculos das Horas Extras, quando o trabalhador conquista as 7ª e 8ª horas na Justiça.

Querem ainda Excluir a Cláusula que Determina Salário de Substituto, que Garante ao Empregado Admitido para a Função de Outro, Salário igual ao do Empregado Substituído.

A proposta prevê também a retirada da Cláusula que proibia a Divulgação de Ranking Individual. E ainda prevê a alteração de outras Cláusulas como a do Vale-transporte, aumentando a parcela que o trabalhador vai pagar.

NEGOCIAÇÃO LEVOU A TARDE E A NOITE INTEIRA: Muitos Bancários questionam por que a negociação demorou tanto. Os Bancos apresentaram a redação de 71 cláusulas, mais o acordo de PLR, com alteração em várias delas. Seja por conta das regras do e-Social, ou supressões ou mudanças.

VEJA MAIS SOBRE A PROPOSTA DOS BANCOS: 

·Retirada do salário substituto (cláusula 5ª)

·Fim da PLR integral para bancárias em licença-maternidade e afastados por acidente ou doença (esses trabalhadores receberiam PLR proporcional ao período trabalhado)

·Querem compensar, caso percam na Justiça, as horas extras pagas como Gratificação de Função conforme a Cláusula 11ª da CCT. Esse item não vale para os Bancos Públicos, que têm Plano de Cargos e Salários (PCS). A proposta foi rejeitada pelos representantes dos Bancários, que querem negociar PCS para todos

·Alteração da cláusula do vale-transporte, rejeitada porque ficaria pior do que a Lei (cláusula 21ª)

·Fim da cláusula que proíbe a divulgação de ranking individual (cláusula 37ª)

·Retirada da cláusula que previa adicional de insalubridade e periculosidade porque está na Lei (cláusula 10ª)

·Fim do vale-cultura (cláusula 69). Comando quer que permaneça para que o direito esteja garantido caso o governo retome o programa.

·Retirada da cláusula que garantia a homologação de rescisão contratual nos sindicatos

AQUI UM AVANÇO: Garante o parcelamento do adiantamento de férias em três vezes, a pedido do empregado

OUTRO AVANÇO: Mantém o direito do empregado que ganha mais de dois tetos do INSS  (valor que atualmente corresponde a R$ 11.291,60) à CCT.

·Mantém o direito ao adiantamento emergencial para quem tem recurso ao INSS por 90 dias. Os Bancários querem 120 dias.

·Querem flexibilizar o horário de almoço de 15 minutos para 30 minutos na jornada de seis horas (exceto para teleatendimento e telemarketing).

OBS: Maiores informações passaremos amanhã 23/08/18 após o término da Reunião.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2121 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos