Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 19 DE JULHO DE 2018.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10253)07-18

 CAMPANHA SALARIAL DOS BANCÁRIOS 2018: REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

Nesta quarta-feira (18/07/18), foi realizada a reunião inaugural de negociação específica entre a Caixa Econômica Federal e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC, no Windsor Hotel, em Brasilia.

Estiveram presentes representantes das Federações e Sindicatos, sob a coordenação da Diretora de Finanças da CONTEC, Rumiko Tanaka; representantes da Caixa Econômica Federal, sob a orientação do novo coordenador de negociação na mesa específica da Caixa, o Gerente Executivo José Isaac Arantes Freitas; e também, como convidados colaboradores, representantes da Advocef, Aneac, AudiCaixa e Fenag.

A Comissão CONTEC iniciou a reunião cobrando da CAIXA a resposta às reivindicações da Pauta de Reivindicações dos Bancários da CAIXA, entregue no dia 13 de junho de 2018 em São Paulo - SP, cujo conteúdo foi deliberado no XLVI Encontro Nacional de Dirigentes Bancários e Securitários – Planejamento da Campanha Salarial 2018.

A coordenadora da comissão CONTEC pediu resposta sobre a clausula 1, que trata da Renovação do ACT. Esclareceu que, nesta campanha salarial, a pauta é a renovação do ACT mais a inclusão de algumas novas cláusulas e ajuste ao texto de outras clausulas já existentes.

A comissão CAIXA informou que está revisando o conteúdo da Pauta e, que ainda existe prazo suficiente para análise desta questão.

Conforme acordado, sobre as cláusulas novas, passou-se a ser abordada as questões específicas de Saúde e Segurança Bancária. Iniciou-se abordando as seguintes questões de saúde: CLÁUSULA 13 – PROTEÇÃO À EMPREGADA GESTANTE; CLÁUSULA 15 – ESTABILIDADE AO FUNCIONÁRIO VÍTIMA DE ASSALTO, SEQUESTRO OU EXTORSÃO; CLÁUSULA 17 – LICENÇA REMUNERADA PARA ACOMPANHAR PESSOA ENFERMA DA FAMÍLIA; e a CLÁUSULA 20 – AFASTAMENTO POR DOENÇA SUPERIOR A 15 DIAS.

CLÁUSULA 13 – PROTEÇÃO À EMPREGADA GESTANTE: A Comissão CONTEC solicitou que haja proteção para a gestante, no aspecto das condições de trabalho, garantindo a remuneração, função e a comissão da empregada.

RESPOSTA DA CAIXA: Caixa esclareceu que vai manter a mesma redação do ACT revisando.

CLÁUSULA 20 – AFASTAMENTO POR DOENÇA SUPERIOR A 15 DIAS: Visando melhorar a redação da cláusula constante do ACT, a comissão CONTEC solicitou que a Caixa se responsabilize pelo agendamento de perícias junto ao INSS no caso de afastamentos acima de 15 dias, quando o empregado não o fizer em prazo hábil, considerando a impossibilidade do mesmo devido as suas condições desfavoráveis de saúde.

RESPOSTA DA CAIXA:  Caixa negou o pleito, vai manter a redação do ACT vigente.

CLÁUSULA 15 – ESTABILIDADE AO FUNCIONÁRIO VÍTIMA DE ASSALTO, SEQUESTRO OU EXTORSÃO: De forma a resguardar os empregados que são vítimas de assalto, sequestro ou extorsão,  a CONTEC ressaltou a importância da garantia de estabilidade financeira dos empregados que estão em estado de stress gerado pela situação ocorrida, que muitas vezes traz implicações psicológicas.

RESPOSTA DA CAIXA: A CAIXA negou conceder essa estabilidade financeira conforme solicitado.

CLÁUSULA 17 – LICENÇA REMUNERADA PARA ACOMPANHAR PESSOA ENFERMA DA FAMÍLIA: A Comissão CONTEC solicitou que quando houver necessidade, a pedido médico, de licença para acompanhamento de pessoa da família, que não haja nenhum prejuízo na vida funcional do empregado.

RESPOSTA DA CAIXA: A Caixa quer retornar nesse tema na próxima reunião.

Após o esclarecimento do pedido das cláusulas, a coordenadora da CEBNN/CONTEC, Rumiko Tanaka continuou abordando outros assuntos sobre Saúde.

CLÁUSULA 16 – PLANO DE SAÚDE E SAÚDE CAIXA: Sobre esses temas, a CAIXA solicitou a comissão CONTEC que aguarde estudos e análises que estão em andamento.

PCMSO – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL: Solicitou a CAIXA que continue avaliando e melhorando a implementação do PCMSO junto aos empregados. Devido ao debate e aos pleitos realizados já há algum tempo, a coordenadora Rumiko Tanaka disse que muitas doenças foram detectadas nesses exames e que há necessidade de aperfeiçoamento para incluir como doenças ocupacionais as doenças mentais (depressão e ansiedade), tendo em vista o número de licenças desse tipo que têm sido identificadas.

RESPOSTA DA CAIXA: A Caixa afirmou que este programa tem sido tratado com muita ênfase para melhorar a saúde e as condições de trabalho, prevenindo doenças aos seus empregados.

AMBIENTE DE TRABALHO: A Comissão CONTEC também solicitou a manutenção MAIS RIGOROSA dos equipamentos de ar condicionado, climatização, adequação URGENTE de mobiliário em vários ambientes de trabalho dentro da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Insistiu no tema porque a não adequação do ambiente de trabalho tem como consequências doenças como sinusite, rinite, LER e etc.  

RESPOSTA DA CAIXA: A CAIXA tem um setor especializado em manutenção dos equipamentos e mobiliários, que já faz o acompanhamento desses assuntos. A Caixa informou que o programa FIQUE BEM visa melhorar a saúde mental dentro do ambiente de trabalho e que tem buscado aprimorá-lo constantemente. Informou também que tem um novo padrão de mobiliário visando seu aprimoramento. Tudo é acompanhado por uma área específica de logística.  

Com relação a ruído e climatização dos aparelhos, a CAIXA afirmou que há um acompanhamento sistemático com substituição do parque e, que existem metas para essa troca visando manter a qualidade do ar em todos os ambientes.

PSI - PROGRAMA DE SELEÇÃO INTERNA: A CONTEC também cobrou da Caixa mais informações e esclarecimentos sobre a abertura do PSI da área meio.

RESPOSTA DA CAIXA: Informou que este processo iniciado neste mês de julho está priorizando oportunidade para àquelas unidades que não passam por dificuldades de quantitativo de pessoal e resultados, bem como oferece a oportunidade às Superintendências Regionais de fazer as adaptações quando necessário para oportunizar a participação de todos. Assunto será novamente abordado com a CAIXA.

Concluindo as questões de saúde, a comissão CONTEC solicitou que em todos os cursos de qualificação e capacitação que fosse incluído a lista de alimentos que previnam doenças mentais como ansiedade e depressão.

SEGURANÇA BANCÁRIA: A Comissão CONTEC fez uma abordagem atual da situação de segurança bancária. Tendo em vista a criatividade dos meliantes, da fragilidade dos depósitos de explosivos, citando explosões de caixa eletrônicos em várias regiões do Brasil.   Neste tema, a comissão CONTEC solicitou que a Caixa que fosse qualificado e requalificado todo o pessoal por meio de cursos na área de segurança. Esse assunto deverá ser abordado em outras reuniões.

Encerrada a reunião, foi acordada a continuidade das negociações na próxima semana, quando serão abordadas as demais cláusulas. Local e data serão encaminhados posteriormente pela CAIXA.

A comissão CONTEC solicita que a mobilização entre os empregados da CAIXA continue forte. Só com uma mobilização da categoria conseguiremos conquistar as reivindicações dos bancários nesta campanha salarial!

 

FONTE: CONTEC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2299 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos