Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 21 DE JUNHO DE 2018.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10240)06-18

RESULTADO DA AGE 20/06/18 - BANCÁRIOS REFORÇAM UNIÃO EM DEFESA DOS DIREITOS DA CATEGORIA.

Os Bancários de Jaraguá Do Sul E Região SC, se preparam para enfrentar a Campanha Salarial 2018/2019. Após um acertado acordo de dois anos, fechado em 2016, a Campanha deste ano será a primeira a ser realizada sob a nova Lei Trabalhista (em vigor desde 11 de novembro de 2017).

Por isso, os Bancários reunidos na noite de 20 de Junho de 2018, as 18:30h em segunda convocação nas dependências da Recreativa da AABB de Jaraguá Do Sul - SC, em Assembleia Geral Extraordinária Aprovaram:

1) APROVAÇÃO DAS MINUTAS DE REIVINDICAÇÕES DELIBERADAS NO ENCONTRO NACIONAL DA CATEGORIA, REALIZADO EM SÃO PAULO - SP, NOS DIAS 25,26 E 27 DE MAIO DE 2018, REFERENTES ÀS CONDIÇÕES DE SALÁRIO E TRABALHO, PARA CELEBRAÇÃO OU NÃO DE CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO E ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2018/2019: Os Bancários presentes Aprovaram por Unanimidade o item 1 (Um). As Pautas de Reivindicações elaboradas pelos Sindicatos reforçaram a defesa dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a defesa da Categoria, ameaçada pelos novos tipos de contratos previstos na Lei (Terceirização Irrestrita, Trabalho Intermitente, Autônomo, Hipersuficiência).

As Entidades Sindicais vão lutar em defesa dos empregos, com a proibição das demissões em massa; das homologações realizadas nos sindicatos (para garantir que os Bancários recebam tudo que lhes é devido); a manutenção da mesa única de negociações entre Bancos Públicos e Privados; a defesa dos Bancos Públicos que estão sendo desmontados e preparados para a Privatização também serão pontos centrais na Campanha Salarial 2018/2019.

2) AUTORIZAÇÃO À DIRETORIA DO SINDICATO PARA REALIZAR NEGOCIAÇÕES COLETIVAS, CELEBRAR CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO, ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO, INCLUSIVE DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS E, FRUSTRADAS AS NEGOCIAÇÕES, DEFENDER-SE E/OU INSTAURAR DISSÍDIO COLETIVO, BEM COMO DELEGAR PODERES PARA TANTO: Os Bancários presentes Aprovaram por Unanimidade o item 2 (Dois).Com a União dos Bancários o movimento Sindical vai lutar para celebrar Convenções Coletivas de Trabalho ou Acordos Coletivos de Trabalho que garantam os direitos já conquistados em acordos anteriores já assinados.

3) FIXAÇÃO DE VALOR OU PERCENTUAL A TÍTULO DE DESCONTO ASSISTENCIAL, A SER COBRADO DE TODOS OS EMPREGADOS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, LOCALIZADAS NA BASE TERRITORIAL DESTE SINDICATO, EM FAVOR DAS ENTIDADES SINDICAIS ENVOLVIDAS NA CAMPANHA SALARIAL DESTE ANO: Os Bancários presentes Aprovaram por Unanimidade o item 3 (Três).Não se faz a luta em defesa dos direitos, dos empregos e da categoria sem recursos financeiros para manter a estrutura de Sindicatos, mobilizações, greves e outras formas de resistência. Em seguida os Bancários presentes Aprovaram por Unanimidade o Desconto Assistencial de 2% (Dois por cento) do Salário Reajustado dos Bancários de Bancos Públicos e Privados da Base Sindical do Sindicato Dos Empregados Em Estabelecimentos Bancários De Jaraguá Do Sul E Região SC, para custear a Campanha Salarial 2018/2019, mantendo-se o Direito à Oposição. O Desconto acontecerá ao Término da Campanha Salarial dos Bancários, tendo o prazo de Oposição de 10 (Dez) dias, que serão Publicados pelo Sindicato em (Jornal de Circulação na Região e no Site da Entidade).

4) DELIBERAÇÃO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EM ASSEMBLEIA GERAL PERMANENTE NESTA CAMPANHA SALARIAL DOS BANCÁRIOS 2018/2019, O QUE PERMITIRÁ QUE AS FUTURAS CONVOCAÇÕES SEJAM FEITAS MEDIANTE SIMPLES COMUNICADO NOS LOCAIS DE TRABALHO: Os Bancários presentes Aprovaram por Unanimidade o item 4 (Quatro).Os Bancários também decidiram a favor sobre a transformação da Assembleia Geral Extraordinária em Assembleia Geral Permanente, permitindo que futuras convocações sejam feitas mediante simples comunicado nos locais de trabalho.

BANCOS PODEM ATENDER REIVINDICAÇÕES? Os Bancos, que lucram cada vez mais alto mesmo com a crise, podem atender às Reivindicações da Categoria. Somados, os Lucros do BB, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander chegaram a R$ 77,4 bilhões, o que representa um crescimento de 33,5% em relação aos resultados de 2016. E só nos primeiros três meses deste ano, esses cinco Bancos já lucraram R$ 20,6 bi, aumento de 20,4% na comparação com o primeiro trimestre de 2017.

ALGUMAS DAS REIVINDICAÇÕES: Nesta Campanha Salarial dos Bancários, conforme ficou definido no Encontro Nacional, realizado em São Paulo – SP, nos dias 25 a 27 de maio de 2018, os Bancários Reivindicam reajuste com base no INPC dos últimos doze meses (Setembro/2017 a Agosto/2018) mais aumento real de 5%, e aumento real de 10% sobre verbas e benefícios, como Vale-alimentação e Cesta-alimentação.

ALÉM DA QUESTÃO SALARIAL, A CLASSE PEDE AINDA: Contratação de mais Bancários para atender a demanda de serviços e evitar a extrapolação da jornada de trabalho; Que as homologações das rescisões de trabalho voltem a ser realizadas nos sindicatos, já que alguns Bancos, entre eles o Santander, Itaú e Banco do Brasil, vêm realizando essas homologações em suas agências, brecha essa aberta pela Reforma Trabalhista; Maior participação na PLR; Fim das metas abusivas e do assédio moral; Fim das terceirizações; Melhoria da segurança nas agências; Melhoria no ambiente de trabalho para prevenir e combater as doenças ocupacionais.

“Precisamos da União da Categoria para esta Campanha”, destaca o Presidente do Sindicato dos Bancários de Jaraguá Do Sul E Região SC, Odilon Fernandes. “Os Bancários não fogem à luta. Os Bancários são o Sindicato e o Sindicato são os Bancários, por isso não temos qualquer dúvida sobre mais uma vitória histórica da categoria”, conclui.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2238 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos