Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 02 DE FEVEREIRO DE 2018.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10213)02-18

 BANCO DO BRASIL ANUNCIA CORTE EM CARGOS NA DIREÇÃO GERAL.

Em comunicado encaminhado aos funcionários na quinta-feira (01/02/18), o banco anunciou a redução de cargos na Direção Geral, com reabertura do PAQ (Programa de Adequação de Quadros), por mais 19 dias. Além dos funcionários das unidades estratégicas que ocupam funções extintas, funcionários na mesma condição também poderão fazer a adesão ao programa.

Segundo o referido comunicado, a medida está em consonância com as medidas anteriormente adotadas pelo banco, que alega estar buscando a sustentabilidade da instituição, num mercado em transformação, competitivo e desafiador. Conforme o mencionado comunicado, os funcionários da direção geral serão reduzidos a cerca de 8,3% da capacidade operacional do banco.

O banco informou ainda no citado comunicado que manterá as condições para o desligamento e os critérios de movimentação do PAQ divulgados no dia 05 de janeiro passado e que os funcionários da direção geral ocupantes das funções extintas poderão concorrer aos cargos disponíveis na empresa pelo sistema denominado TAO, como público priorizado para o preenchimento das vagas existentes.

O banco informa que manterá o cronograma original informado aos funcionários que tiveram seus pedidos de desligamento pelo PAQ confirmados no início desta semana. O BB afirma ainda que depois da revisão do quadro na Direção Geral, retomará o processo de preenchimento de eventuais vagas que vierem a surgir.

ORIENTAÇÃO: O SEEB JARAGUÁ DO SUL E REGIÃO SC e CONTEC orientam que cada funcionário envolvido no processo deverá cercar-se de todos os cuidados para tomar suas decisões, seja de movimentação para fora de seu município, seja de adesão a programas de incentivo a aposentadoria ou de desligamento, considerando inclusive as perdas das verbas e benefícios indiretos, como PLR, auxílio alimentação e refeição, custos com planos de saúde para a família, etc.

Cada funcionário deve analisar sua situação e ver se o PAQ lhe convém. O funcionário necessita avaliar cuidadosamente sua situação antes de decidir a respeito da questão. O funcionário não pode decidir com base nas pressões decorrentes da situação de excedente. Tem ainda que verificar seus direitos e reflexos junto à CASSI e PREVI, em caso de adesão ao programa. A propósito, o BB informou que a CASSI e a PREVI disponibilizarão mais informações em seus canais de atendimento. Os funcionários deverão buscar esclarecimento junto às suas entidades, sobre os benefícios que serão mantidos em caso de adesão ao programa.

Para decidir pelo desligamento, é necessário que o funcionário avalie a perspectiva de carreira fora do BB, bem como as perspectivas e condições de recolocação no mercado de trabalho, bem como os custos com plano de saúde para a família e compare com os benefícios oferecidos pelo banco. SEEB Jaraguá Do Sul E Região SC, possui um Departamento Jurídico a disposição de todos os Bancários, com atendimento personalizado.

AVALIAÇÃO: Por óbvio que se os denominados “programas de desligamentos voluntários” se pagam em pouquíssimo tempo, as maiores vantagens são da empresa.

A CONTEC defende um banco útil à sociedade e preocupa-se, sobremaneira com os reflexos de programas da espécie na vida dos trabalhadores.

Não há como deixarmos de nos preocupar com o fechamento ou redução de capacidade de unidades, com significativa redução dos postos de trabalho.

Uma das preocupações é que, segundo as regras do programa, o funcionário que decide pela adesão a programa de incentivo a aposentadoria ou de desligamento, mas fica condicionado à situação futura imprevisível.

 

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2217 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos