Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 01 DE FEVEREIRO DE 2018.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (10208)02-18

 BANCÁRIOS DO ITAÚ ESTÃO INDIGNADOS COM A REFORMA TRABALHISTA E COM À ATITUDE DO BANCO.

Banco informou que não realizará mais homologações nos sindicatos; também houve tentativa de imposição de parcelamento e definição de datas das férias.

Bancários de todo o país do Banco Itaú estão indignados com à atitude do Banco. Em São Paulo, nesta quinta-feira 01 de fevereiro de 2018, estão parados os centros administrativos Brigadeiro, Tatuapé (CAT) e o ITM.

“Foram paralisadas as atividades em algumas das principais concentrações do Itaú contra o desrespeito aos bancários e aos Sindicatos. O banco quer usar a Reforma Trabalhista para retirar direitos e enfraquecer a representação dos trabalhadores. Não vamos aceitar“, afirma a Presidenta do Sindicato, Ivone Silva. “Estamos abertos à negociação, como sempre estivemos, e não vamos aceitar decisões unilaterais. O banco está muito bem, tem excelentes resultados, não pode rebaixar direitos.“

O banco informou, por intermédio de seu Diretor de RH e Relações Sindicais, Sergio Farjeman, que as homologações não serão mais feitas nos Sindicatos. Em dezembro o banco também havia tentado promover alterações com relação à definição da data e período de férias. Havia estipulado que seus departamentos Jurídico e de RH definiriam novas regras de acordo com as mudanças da nova Lei Trabalhista.

“Foi conseguido reverter a decisão sobre as férias. Agora chega a informação sobre as homologações, que deixa o trabalhador sem o respaldo dos Sindicatos para a conferência dos valores a serem pagos pelo banco. Se não mostrarmos nosso descontentamento, após o término da vigência da nossa Convenção Coletiva o Banco vai querer retirar todos os direitos que ela garante, disse Jair Alves, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú.

Devido ao acordo de dois anos, firmado na campanha de 2016, a categoria tem vários direitos garantidos até 31 de agosto de 2018.

SEEB JGS E REGIÃO SC: “Se toda a categoria não se mobilizar agora, logo todos os Bancos retirarão nossos direitos. Temos de nos unir para nos defender uns aos outros”, disse o Presidente Sr. Odilon Fernandes.

DECISÃO SEM SENTIDO: Para Jair Alves, a decisão unilateral tomada pelo Itaú não faz sentido. “Nos reunimos constantemente com o banco em mesa de negociações. Esse importante canal de diálogo é muito valorizado pela categoria e, acreditamos, também pelo banco. Não há porque não mantermos esse canal, ainda mais agora com a aquisição do Citibank e a tensão criada pela nova Lei Trabalhista. Vamos procurar negociar com o Banco, mas estamos mobilizados para lutar por nossos direitos”, afirmou.

NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO: As negociações sobre a criação do Centro de Realocação e Requalificação Profissional, previsto na cláusula 62 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, é um exemplo de negociações em andamento entre o Banco e os Representantes dos Trabalhadores.

Conquista da Campanha Nacional de 2016, a redação final da cláusula havia ficado pendente no fechamento da negociação e foi aprovada pelo Comando Nacional e pela Federação dos Bancos (Fenaban) no final de setembro de 2017.

No Itaú, os trabalhadores criarão um grupo para monitorar o andamento das realocações e requalificação, como já aconteceu após a incorporação do Unibanco.

SEEB JGS E REGIÃO SC: “Temos que nos anteciparmos com as negociações para evitarmos perdas. Com a nova Lei Trabalhista, se não nos mobilizarmos poderemos amanhecer sem nenhum direito garantido, desde Férias contínuas de 30 dias, Vale-Refeição, PLR e todos os demais direitos que hoje temos. Por isso, devemos nos manter unidos, atentos e mobilizados”, explicou o Presidente do Sindicato Sr. Odilon Fernandes.

 

FONTE: SEEB SP com edição SEEB JGS E REGIÃO SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

2261 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos